100 filmes, 25 anos: o melhor cinema deste século segundo o NYT

Eduardo Marino

O The New York Times resolveu atirar gasolina para a fogueira cinéfila e publicou uma lista dos 100 melhores filmes do milénio (sim, do ano 2000 até agora). A curadoria foi democrática: votaram 500 profissionais da indústria, que puseram no trono o sul-coreano "Parasite".

O The New York Times lançou recentemente a lista dos 100 melhores filmes do século XXI — e a seleção passou de “Parasite” a “Spirited Away”, variando entre blockbusters e arte cinemática. Foi uma votação de peso: mais de 500 figuras da cultura — de Sofia Coppola a Barry Jenkins — votaram nos seus 10 favoritos, produzindo um ranking que é tanto um mix de nostalgia como um statement de estilo.

No topo, encontra-se “Parasite” (2019), de Bong Joon Ho, uma sátira social subversiva sul-coreana, que venceu o Óscar de Melhor Filme, de forma surpreendente, batendo a concorrência americana. Em segundo ficou “Mulholland Drive” (2001), uma das obras mais celebradas do enorme David Lynch, realizador que nos deixou no início do ano. E logo a seguir, “There Will Be Blood” (2007), de Paul Thomas Anderson, com um Daniel Day Lewis perfeito, que venceu com este papel na categoria de Melhor Ator.

A secção “filmes que te fazem ver o mundo com outros olhos” inclui “Moonlight” (2016), “In the Mood for Love” (2000), “Eternal Sunshine of the Spotless Mind” (2004) e o esquizofrénico “Get Out” (2017) — o que é só prova de que o cinema indie e a cultura pop podem andar de mãos dadas. E sim, “Spirited Away” (2001), saído dos estúdios Ghibli, também aparece na lista, lembrando-nos que a animação japonesa é uma linguagem à parte.

Mas a lista não vive apenas de filmes mais densos e introspetivos. Dá espaço ao vaivém emocional de “The Social Network” (2010), às explosões de adrenalina de “No Country for Old Men” (2007), e ao frenesim de “Cidade de Deus” (2003), o único representane de língua portuguesa. Há ainda espaço para surpresas: “Bridesmaids” aparece em 32.º lugar — sim, aquela comédia de amigas na ressaca de despedida de solteira conquistou muita gente com um mix de gargalhadas e lágrimas .

No meio da listagem, surgem géneros dominantes: há sci-fi com “Arrival” (2016) e “Interstellar” (2014); fantasia com “Pan’s Labyrinth” (2006); western moderno com “Mad Max: Fury Road” (2015); e o toque nerd de “The Dark Knight” (2008). E o cinema asiático? Está poderoso, com “Oldboy” (2005), “Crouching Tiger, Hidden Dragon” (2000), além dos outros já citados.

E há um claro “rei” no ranking: Christopher Nolan lidera com cinco filmes destacados — mais do que qualquer outro realizador. Na lista estão “The Dark Knight” (28.º), “Inception” (55.º), “Memento” (62.º), “Oppenheimer” (65.º) e “Interstellar” (89.º). Atrás dele surgem nomes como Paul Thomas Anderson, os irmãos Coen e Alfonso Cuarón.

Claro, nem todos ficaram contentes. As redes foram palco de debates divertidos — uns acharam o top cheio de “hits do costume”, outros sentiram falta de obras mais arriscadas. E claro, um filme de 2019 já parece recente demais para estar no topo. Mas listas são isso mesmo: mapas de memórias que nos desafiam a revisitar clássicos e a descobrir pérolas escondidas.

A lista completa pode ser consultada no site do New York Times, na secção The 100 Best Movies of the 21st Century — e os próprios leitores são convidados a escolher os seus 10 filmes favoritos.

https://www.nytimes.com/video/movies/100000010247295/our-best-movies-of-the-21st-century-list.html

Partilha

TAGS