Este artigo é lançado com um atraso, sendo referente aos lançamentos da semana de 18 a 22 de agosto, 2025.
Earl Sweatshirt, Live Laugh Love (Tan Cressida / Warner Records)
Earl Sweatshirt tem vindo a estabelecer-se como um dos artistas mais inventivos dentro do hip-hop. Live Laugh Love ouve-se como se tratasse de um sonho, com uma produção surrealista que propositadamente desorienta o ouvinte. Mais uma vez, Sweatshirt consegue equilibrar a sua afinada capacidade técnica com uma genuinidade instantânea que lhe é própria.
Hand Habits, Blue Reminder (Fat Possum)
Blue Reminder é já o sexto álbum de Hand Habits, o projeto a solo de Meg Duffy que se estreou em 2017. Em todos os seus registos, é constante a produção calorosa e aconchegante das canções, maioritariamente assentes na guitarra. Em Blue Reminder, não tem medo de se entregar à alegria, mas esta vem associada à vulnerabilidade perante a ansiedade. Apesar da sonoridade ser sossegante, Duffy conta-nos uma história de tensões.
Nourished by Time, The Passionate Ones (XL Recordings)
O segundo álbum de Nourished by Time serve de confirmação de tudo o que sugeria Erotic Probiotic 2, o álbum de estreia de 2023. A maestria com que o produtor de Baltimore Marcus Brown conduz as canções é inesgotável, derivando de ritmos R&B, sintetizadores distópicos e samples reimaginados. Fala-nos de amor e desilusão, sempre com urgência.
Pino Palladino + Blake Mills, That Wasn’t A Dream (New Deal / Impulse! Records)
A colaboração de Pino Palladino e Blake Mills estreou-se em formato de álbum em 2021, com Notes with Attachments, um dos melhores álbuns instrumentais daquele ano. That Wasn’t A Dream é mais minimalista, quase contido, e dá mais espaço a cada instrumento. As composições são, por isso, atmosféricas e envolventes, como um nevoeiro, se este, em vez de esbater contornos, os definisse e destacasse ainda mais.
Water From Your Eyes, It’s a Beautiful Place (Matador Records)
Conhecemos os Water From Your Eyes quando abriram para os Interpol em Lisboa, em fevereiro de 2023. Na altura, o belíssimo Everyone’s Crushed ainda estava por lançar. Em It’s a Beautiful Place, a diferença no tom nota-se logo ao comparar os títulos dos dois projetos. O duo acolhe o otimismo, sem deixar para trás a profundidade e o humor que marcaram o projeto anterior. As guitarras entrançam-se com complexidade e a banda constrói algo encantador a partir da dissonância.
Outros lançamentos da semana:
- Greg Freeman, Burnover (Transgressive Records)
- Mac DeMarco, Guitar (Mac’s Record Label)
- SunYears + Peter Morén, The Song Forlorn (Villa)
- The World Is a Beautiful Place & I Am No Longer Afraid to Die, Dreams of Being Dust (Epitaph)
- TOPS, Bury The Key (Ghostly International)
- Winter, Adult Romantix
- Wolf Alice, The Clearing (RCA)