Por: Comunicado de Imprensa
Um mês depois de lançarem a primeira faixa de avanço do novo disco, construído a partir de dez poemas exclusivos de dez poetas contemporâneos, os Lavoisier lançam um segundo single, “Quiçá o Mar”, com poema da autoria do poeta brasileiro Vinicius Terra.
Na antecipação de um álbum que combina música e literatura, e que abre novos caminhos à nova música dos Lavoisier, sendo este um dos grandes exemplos dessa divergência intencional que acrescenta mais mundo do que retira. O poema reflete sobre questões comuns dos tempos que vivemos, como as migrações, a falta de pertença, as fragilidades de um mundo mecanizado, poluído e confuso e da falta de casa.
Depois da participação dos Lavoisier na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), esta não é a primeira colaboração dos Lavoisier com Vinicius Terra, tendo já atuado em São Paulo, Brasília, Belém do Pará, entre outras cidades brasileiras. O primeiro encontro aconteceu no Musicbox, quando Vinicius, de Pavuna, periferia do Rio de Janeiro, ouve os Lavoisier, de Odivelas, periferia de Lisboa, a cantar Miguel Torga, de São Martinho de Anta, Trás os Montes.
Vinicius Terra é poeta, ativista, rapper, curador da Terra do Rap – Festival de Cultura Urbana da Língua Portuguesa, e dinamizador da língua portuguesa, com foco nas questões da lusofonia e da perceção dessa mesma língua dos países colonizados. É uma figura singular e pioneira no Brasil por promover intensamente a construção e o fortalecimento dos laços entre os países que falam português. A sua canção “Meu Bairro, Minha Língua” (presente no acervo do Museu da Língua Portuguesa) contou com a participação de importantes vozes lusófonas como Elza Soares, Linn da Quebrada, Dino D’Santiago, Sara Correia e Lavoisier.
Os Lavoisier, Patrícia Relvas e Roberto Afonso, juntam agora à sua banda, em disco e em palco, na tour que se avizinha em 2026, o baterista Diogo Sousa, o baixista Ricardo Dias Gomes e o guitarrista Pedro Branco. O novo disco tem lançamento marcado para o dia 31 de outubro deste ano.
Recorda aqui a Lista de álbuns escolhidos pelos Lavoisier.
* fotografia de Daryan Dornelles









