Por: Comunicado de Imprensa
Após o concerto especial de pré-apresentação ao vivo que esgotou a Culturgest, no passado dia 25 de Setembro, em Lisboa, que assinalou o arranque das comemorações dos 50 anos de carreira discográfica, Vitorino Salomé lança agora o primeiro single do álbum “50 Anos a Semear Salsa ao Reguinho”.
A canção que deu título ao seu primeiro disco, editado em 1975, é regravada meio século depois numa nova versão ao lado de Cuca Roseta, uma das vozes mais admiradas pelo cantor. Neste primeiro single, que é também a primeira canção do alinhamento do disco de 1975, Vitorino e Cuca instalam uma nova dinâmica em que os universos musicais de casa um se aproximam, sem nunca perder a simbologia original e bucólica do Alentejo, nas suas expressões e tradições.
“Procurei as colaborações para regravar este disco, com o meu coração musical. Toda gente que participa tem uma relação forte comigo. A Cuca Roseta é uma força da natureza e sinto-me lindamente a cantar com ela. Tinha de entrar!” afirma Vitorino.
“O Vitorino é, sem dúvida, um dos maiores artistas portugueses — um mestre na arte de cantar, repleto de talento, história e autenticidade. Uma referência incontornável da nossa música. Poder gravar este tema com ele foi uma enorme satisfação, uma partilha necessária e inspiradora — um verdadeiro encontro de gerações, para que também as novas gerações possam conhecer e sentir a verdadeira essência da boa música portuguesa.” acrescenta Cuca Roseta.
Em 1975, “Semear Salsa ao Reguinho” foi editado pela corajosa editora Orfeu, liderada pelo audoso Arnaldo Trindade, a quem Vitorino tinha sido sugerido por Adriano Correia de Oliveira e Zeca Afonso.
Distinguiu-se, imediatamente, de outros grandes trabalhos da canção de intervenção, sobretudo por ser, mais do que um manifesto político, uma extraordinária carta de amor ao Alentejo ingénuo e rural, às suas gentes e sonhos.
Produzido por Fausto, contou ainda com a presença de José Afonso e Sérgio Godinho, Sheila e outros companheiros nas gravações, reforçando o peso cultural de uma obra que, após a Revolução de Abril, trouxe uma nova forma de cantar as raízes e a identidade. “Quem manda é a cantiga e a poesia”.
A 29 de Outubro de 2025, será editado pela Jugular, o álbum comemorativo “50 Anos a Semear Salsa ao Reguinho”, disco que recupera o alinhamento original com novas roupagens e convidados de diferentes gerações. Entre eles, nomes como Ana Bacalhau, Buba Espinho, Gisélia Silva, Janita Salomé, Jorge Palma, Luísa Sobral, Maria Ana Bobone, Manuel João Vieira, Pedro Sáfara, Segue-me à Capella, Rui Veloso, TIM, bem como os Cantadores e Cantadeiras do Redondo que se juntam a Vitorino para celebrar meio século de música e memória.
“Semear Salsa ao Reguinho” com Cuca Roseta encontra-se agora disponível em todas as plataformas digitais.









