Vitorino Salomé celebra 50 anos do lançamento do seu disco de estreia, ‘Semear Salsa ao Reguinho’.

Francisco Pereira

Vitorino Salomé lança “Semear Salsa ao Reguinho”, nova versão do clássico de 1975 com Cuca Roseta, antecipando o álbum comemorativo “50 Anos a Semear Salsa ao Reguinho”, com edição prevista para 29 de outubro de 2025.

Após o concerto especial de pré-apresentação ao vivo que esgotou a Culturgest, no passado dia 25 de Setembro, em Lisboa, que assinalou o arranque das comemorações dos 50 anos de carreira discográfica, Vitorino Salomé lança agora o primeiro single do álbum “50 Anos a Semear Salsa ao Reguinho”.

A canção que deu título ao seu primeiro disco, editado em 1975, é regravada meio século depois numa nova versão ao lado de Cuca Roseta, uma das vozes mais admiradas pelo cantor. Neste primeiro single, que é também a primeira canção do alinhamento do disco de 1975, Vitorino e Cuca instalam uma nova dinâmica em que os universos musicais de casa um se aproximam, sem nunca perder a simbologia original e bucólica do Alentejo, nas suas expressões e tradições.

“Procurei as colaborações para regravar este disco, com o meu coração musical. Toda gente que participa tem uma relação forte comigo. A Cuca Roseta é uma força da natureza e sinto-me lindamente a cantar com ela. Tinha de entrar!” afirma Vitorino.

“O Vitorino é, sem dúvida, um dos maiores artistas portugueses — um mestre na arte de cantar, repleto de talento, história e autenticidade. Uma referência incontornável da nossa música. Poder gravar este tema com ele foi uma enorme satisfação, uma partilha necessária e inspiradora — um verdadeiro encontro de gerações, para que também as novas gerações possam conhecer e sentir a verdadeira essência da boa música portuguesa.” acrescenta Cuca Roseta.

Em 1975, “Semear Salsa ao Reguinho” foi editado pela corajosa editora Orfeu, liderada pelo audoso Arnaldo Trindade, a quem Vitorino tinha sido sugerido por Adriano Correia de Oliveira e Zeca Afonso

Distinguiu-se, imediatamente, de outros grandes trabalhos da canção de intervenção, sobretudo por ser, mais do que um manifesto político, uma extraordinária carta de amor ao Alentejo ingénuo e rural, às suas gentes e sonhos. 

Produzido por Fausto, contou ainda com a presença de José Afonso e Sérgio Godinho, Sheila e outros companheiros nas gravações, reforçando o peso cultural de uma obra que, após a Revolução de Abril, trouxe uma nova forma de cantar as raízes e a identidade. “Quem manda é a cantiga e a poesia”.

A 29 de Outubro de 2025, será editado pela Jugular, o álbum comemorativo “50 Anos a Semear Salsa ao Reguinho”, disco que recupera o alinhamento original com novas roupagens e convidados de diferentes gerações. Entre eles, nomes como Ana Bacalhau, Buba Espinho, Gisélia Silva, Janita Salomé, Jorge Palma, Luísa Sobral, Maria Ana Bobone, Manuel João Vieira, Pedro Sáfara, Segue-me à Capella, Rui Veloso, TIM, bem como os Cantadores e Cantadeiras do Redondo que se juntam a Vitorino para celebrar meio século de música e memória.

“Semear Salsa ao Reguinho” com Cuca Roseta encontra-se agora disponível em todas as plataformas digitais. 

Partilha

TAGS