Duques do Precariado lançam “Falho” e anunciam concertos em Lisboa e Porto.

Francisco Pereira

Os Duques do Precariado lançam “Falho”, primeiro avanço de Encarnação, com concertos em Lisboa e Porto em dezembro. Uma canção simples, íntima e imperfeita.

Os Duques do Precariado lançaram no dia 14 de novembro o single “Falho”, o primeiro avanço do novo disco Encarnação, com edição marcada para janeiro. O tema antecipa os concertos da banda a 18 de dezembro no BOTA (Lisboa) e a 19 de dezembro no Maus Hábitos (Porto)

“Falho” só tem um acorde. É tocada em Dó Maior e, portanto, disponível aos iniciados na guitarra — mas, paradoxalmente, só os iniciados a sabem verdadeiramente tocar. Reconta uma história antiga, apresentada em forma de adivinha, e pertence a Encarnação, o segundo disco dos Duques do Precariado.

Gravada sem metrónomo e num só take, “Falho” reúne Pedro Mendonça (Ukelele, Voz), João Neves (Guitarra, Voz) e João Fragoso (Baixo, Voz), e contou ainda com a flauta de Teresa Costa, as gaitas de Hugo Oliveira e os tambores de Zé Stark. Uma canção simples, imperfeita e inteira — como um retrato do próprio percurso da banda.

Os Duques do Precariado nasceram em Lisboa, em 2014, quando Pedro Mendonça mostrou ao Fragoso as canções que tinha “no lixo”. Depois de muitas conversas e algumas gravações numa cave da Graça, deram-se a conhecer a 1 de maio de 2017 com o tema “Vou Considerar”, produzido com Bernardo Fachada. Em 2018 lançaram o primeiro álbum, Antropocenas, um conjunto de sete canções que olham o colapso de frente, com ironia e ternura.

Reeditado em 2023 pela Lux Records, Antropocenas devolveu os Duques aos palcos e abriu caminho para o novo trabalho. Já com João Neves no processo de arranjo das canções, voltam a gravar com Hugo OliveiraZé Stark e com a participação especial de Teresa Costa, nascendo assim Encarnação. 

Os Duques do Precariado, preparam-se para apresentar o single ao vivo a 18 de dezembro no BOTA (Lisboa) e 19 de dezembro no Maus Hábitos (Porto).

* fotografia de Teresa Costa

Partilha

TAGS