Flea anunciou esta semana o que será o seu primeiro álbum completo a solo, um registo centrado no jazz, marcado pelo regresso ao seu primeiro instrumento de paixão, a trompete. O disco está agendado para 2026, através da editora Nonesuch Records, mas ainda não temos data oficial. Como cartão de visita, o baixista e multi-instrumentista partilhou “A Plea”, uma longa faixa de quase oito minutos que serve de preâmbulo a esta nova fase. A conhecer mais abaixo.
No tema, onde Flea assume a trompete, o baixo elétrico e a voz, sobressae o jazz e o improviso e ainda uma mensagem de esperança e unidade num mundo marcado pela divisão. O video que acompanha “A Plea” é realizado pela filha de Flea, Clara Balzary e mistura dança (pelo próprio Flea), imagens simbólicas e uma abordagem artística intensa, refletindo a ambição sonora e visual do projeto.
“Este álbum é a essência de mim próprio — o melhor de mim”, afirmou Flea no comunicado que acompanha o lançamento. Ele afirma querer encontrar um “lugar além das divisões, um espaço de amor e verdade, onde possamos ser nós mesmos.” A expectativa é enorme.
Para lá do seu percurso com os Red Hot Chili Peppers, este álbum a solo promete uma outra face de Flea: a de um músico sensível, inquieto e comprometido com a expressão artística em várias formas.











