Ouro Incenso e Birra regressa a Marvila a 10 de janeiro com Hetta, 800 Gondomar e muito mais.

Francisco Pereira

O Ouro Incenso e Birra regressa a Marvila a 10 de janeiro de 2026, com concertos, DJ-sets e cerveja artesanal, num evento solidário de entrada livre.

Música e cerveja artesanal voltam a unir-se em mais uma edição do Ouro Incenso e Birra, um evento de entrada livre que celebra a cultura independente e o espírito comunitário em Marvila. Ao longo de um dia, as cervejeiras que compõem o Lisbon Beer Department (Dois Corvos, Fermentage, Musa, Pravda e Oitava Colina) recebem concertos e dj-sets, num evento que tem também uma vertente solidária. A totalidade da verba angariada com a venda do copo oficial do evento (no valor de 3 euros) reverte para a Banda Filarmónica da ACULMA – Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social de Marvila, contribuindo diretamente para a compra de um bombardino novo, a reparação de instrumentos atualmente fora de serviço e o ajuste do fardamento existente, bem como a aquisição de novas peças.

No plano musical, o Ouro Incenso e Birra apresenta uma programação diversa e representativa da vitalidade da cena alternativa nacional. Nos concertos ao vivo, o público poderá assistir às atuações de Hetta800 GondomarSunflowersYakuzaAlmorfiaBad TomatoCortada, Goldfish KaseemOmnikaOvercrooks Proxy Fae. A pista de dança será animada por vários DJ-sets, com seleções assinadas por Filipe KarlssonGuillotinaHermanas SistersLouva-a-DeusMAQUINA e Ritmos Cholulteka, garantindo um percurso sonoro eclético ao longo do dia.

A cerveja artesanal volta a ter um papel central no evento, com destaque para uma cerveja especial colaborativa – a Birra: uma West Coast Pilsner com 5% de álcool, produzida com lúpulo Mosaic, que lhe confere notas aromáticas de frutas tropicais e apontamentos cítricos. 

A Banda Filarmónica da ACULMA nasceu em 1988, fruto da iniciativa de moradores dos bairros da Prodac e da Quinta Marquês de Abrantes, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Em paralelo, foi criada uma Escola de Música, responsável pela formação de muitos dos músicos que hoje integram a banda. Dirigida desde a sua fundação pelo maestro João Juvandes, a Filarmónica tem desenvolvido um trabalho consistente e reconhecido, sendo regularmente convidada a colaborar com diversas entidades da Grande Lisboa, como a Câmara Municipal de Lisboa, o Patriarcado de Lisboa, juntas de freguesia, paróquias e organismos culturais, além de atuar em deslocações por todo o país.

O Ouro Incenso e Birra afirma-se, assim, como muito mais do que um encontro de música e cerveja: é um espaço de partilha, celebração e apoio ativo à cultura local, reforçando laços comunitários e contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento cultural e social de Marvila.
 

PROGRAMAÇÃO OIB 2026
10 janeiro 2026
 

DOIS CORVOS
18:00 – Goldfish Kaseem
20:00 – Overcrooks
22:00 – Yakuza
23:30 – Máquina (DJ set)

FERMENTAGE
17:30 – Cortada
19:30 – Bad Tomato
21:30 – Almorfia
23:00 – Louva-a-Deus (DJ set)

MUSA
17:00 – Sunflowers
18:00 – Filipe Karlsson (DJ set)
20:30 – Hetta
21:30 – 800 Gondomar
23:00 – Proxy Fae
00:30 – Hermanas Sisters (DJ set)

OITAVA COLINA
14:00 – Nahuel Colectivo – Guillotina (DJ set)
18:00 – Nahuel Colectivo – Ritmos Cholulteka (DJ set)

PRAVDA
13:00 – OMNIKA

Partilha

TAGS