Os U2 lançaram nesta Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro de 2026, o EP surpresa Days of Ash. Este é o primeiro conjunto de canções originais do grupo desde Songs of Experience (2017) e funciona como um manifesto visceral sobre os conflitos globais e a luta pela liberdade no mundo contemporâneo.
Composto por cinco temas e um poema, o EP foi produzido por Jacknife Lee e afasta-se deliberadamente dos hinos de estádio para focar em histórias individuais de resistência. Em “American Obituary”, a banda homenageia Renée Good, a mãe assassinada em Minneapolis; “Song of the Future” celebra a coragem da adolescente iraniana Sarina Esmailzadeh; e “One Life at a Time” recorda o ativista palestino Awdah Hathaleen. O disco encerra com o épico “Yours Eternally”, que conta com a participação de Ed Sheeran e do músico-soldado ucraniano Taras Topolia.
Bono descreveu estas canções como “impacientes”, explicando que não podiam esperar pelo álbum de estúdio que a banda planeia lançar no final de 2026. Segundo o vocalista, enquanto Days of Ash é um disco de “desafio e lamento”, o próximo álbum terá um tom de “celebração”. Este lançamento marca também o 50.º aniversário da carreira da banda e é acompanhado por uma edição especial da revista Propaganda, onde os quatro membros partilham o processo criativo deste regresso aos palcos e à intervenção direta.











