Beth Gibbons, vocalista dos Portishead, anunciou finalmente o seu álbum de estreia a solo. Com data de lançamento prevista para 17 de maio, o LP, feito ao longo de uma década, chama-se Lives Outgrown e, já é conhecido o primeiro vídeo caleidoscópico do diretor Tony Oursler para o single “Floating on a Moment.”
Os planos para Lives Outgrown foram traçados em 2013. As músicas abordam ansiedades sobre envelhecimento, de acordo com um comunicado de imprensa. “Eu percebi como era a vida sem esperança”, disse ela. “E foi uma tristeza que eu nunca tinha sentido. Antes, eu tinha a capacidade de mudar o meu futuro, mas quando estamos a lutar contra o nosso corpo, não podemos fazê-lo fazer algo que não quer.”
Também é um álbum de despedidas, acrescentou Gibbons. “As pessoas começaram a morrer. Quando somos jovens, nunca sabemos como acaba nem como vai terminar. Pensamos: vamos ultrapassar isto. Vai melhorar. Alguns finais são difíceis de digerir… Agora que passei pelo outro lado, só penso que temos de ser corajosos.”
O álbum segue uma produção dispersa de Gibbons desde que ela, Geoff Barrow e Adrian Utley lançaram “Third” em 2008. Em 2019, lançou algo mais próximo de um álbum de estúdio: Symphony of Sorrowful Songs, uma gravação da sinfonia de Henryk Górecki, realizada com Krzysztof Penderecki e a Orquestra Sinfónica Nacional da Rádio Polaca.
Além disso, Gibbons fez aparições esporádicas com outros artistas, sendo a mais notável no álbum de Kendrick Lamar, Mother I Sober. Outras colaborações incluíram desde uma colaboração com JJ Doom até uma cover de Black Sabbath com uma banda de metal; Gibbons também cantou músicas dos Joy Division e de David Bowie com o grupo afegão Miraculous Love Kids. E, em 2010, Gibbons lançou uma música chamada “Prospera’s Coda” para um filme.
Lives Outgrown:
01. Tell Me Who You Are Today
02. Floating on a Moment
03. Burden of Life
04. Lost Changes
05. Rewind
06. Reaching Out
07. Oceans
08. For Sale
09. Beyond the Sun
10. Whispering Love