Por: Comunicado de Imprensa
O cantor e compositor belga, Tamino, sobe ao palco do Lisboa Ao Vivo no dia 25 de setembro, numa noite especial dedicada ao seu mais recente álbum, “Every Dawn’s A Mountain”.
Do terceiro álbum do cantor belga de ascendência egípcia já conhecemos os singles “Babylon”, “Willow”, “Dissolve” e “Sanctuary”, este último em colaboração com Mitski, com quem escreveu a canção e que também empresta a sua voz.
Este novo trabalho, escrito depois de Tamino se ter mudado para Nova Iorque, foi influenciado sobretudo pelo Oud Árabe, um instrumento de cordas originário do Médio Oriente, considerado o precursor do alaúde e amplamente utilizado na música árabe, turca e do norte de África. Inspirado a aprender guitarra pelo seu avô, Muharram Fouad, cantor e ator egípcio que lançou vários discos e participou em inúmeros filmes desde a década de 60, Tamino funde as influências da sua herança musical com sonoridades pop contemporâneas, de forma a criar um som único e inovador, assente na versatilidade da sua voz, que oscila entre o profundo e sedutor e o frágil e confessional.
Utilizar a música como veículo de mensagens profundas é um dos pilares do trabalho de Tamino, o que, ao longo da sua carreira, lhe tem valido comparações com Jeff Buckley e impressionado músicos como David Byrne, Lana Del Rey, Mistki e Colin Greenwood, dos Radiohead, que já tecerem vários elogios ao cantor.
Depois de uma passagem pelo MEO KALORAMA, em 2023, Tamino regressa agora a Portugal para a sua estreia em nome próprio. O reencontro com o público português está marcado para dia 25 de setembro, no Lisboa Ao Vivo.










