First Breath After Coma & Salvador Sobral: do palco ao digital, ao vinil e à RTP Palco.

Francisco Pereira

“A Residência”, projeto criado por First Breath After Coma e Salvador Sobral na Casa Varela, chega em dezembro em vinil, plataformas digitais e com a gravação completa na RTP Palco.

Depois de nascer numa residência artística intensa na Casa Varela, em Pombal, e de se apresentar em dois concertos esgotados no Teatro-Cine da cidade, o projeto A Residência, criado por First Breath After Coma e Salvador Sobral, entra agora numa nova etapa.

“Durante duas semanas vivemos juntos nesta casa a preparar um espetáculo. Tudo o que vão ouvir são composições originais criadas neste espaço de tempo, entre dias de sol, dias de chuva, partidas de futebol, noites de filmes e aniversários. O que apresentamos não é um concerto de Salvador nem de FBAC, é uma porta aberta e um convite a entrar neste espaço e viver um pouco destes dias aqui connosco.”

A partir de 5 de dezembro, este encontro ganha novos formatos. O projeto passa a estar disponível em vinil e em todas as plataformas digitais, uma edição especial que reúne as músicas criadas durante a residência, num álbum único.

No mesmo dia, estreia na RTP Palco a gravação completa do espetáculo, oferececendo ao público a possibilidade de revisitar a criação conjunta entre os First Breath After Coma e Salvador Sobral.

A Residência, um espetáculo que recria em palco a intimidade de uma sala de ensaios – um espaço simbólico de criação, convívio e partilha. Todos os músicos tornaram-se parte de um mesmo coletivo.

Depois da enorme procura pelas duas datas em Lisboa, agendadas para 12 e 13 de janeiro de 2026 no Teatro Maria Matos, e já muito próximas de esgotar, A Residência segue agora para Leiria. A cidade que viu nascer o percurso dos First Breath After Coma recebe o espetáculo no dia 17 de janeiro, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, numa nova oportunidade de viver este encontro tão íntimo entre a banda e Salvador Sobral. Os bilhetes já estão disponíveis!

Até lá, já é possível ouvir “Amor i tremps”, o novo single que antecede estes lançamentos e que nasceu diretamente da residência artística na Casa Varela.