Paul “Ace” Frehley, lendário guitarrista e membro fundador da banda americana KISS, faleceu esta quinta-feira, dia 16 de outubro, aos 74 anos, em Morristown, New Jersey. A confirmação foi feita pela sua família, que divulgou em comunicado. Segundo relatos, Frehley sofreu uma queda no seu estúdio há algumas semanas, o que resultou numa hemorragia cerebral que o levou a ser internado e mantido em suporte vital até que seus familiares decidiram desligar os aparelhos.
A morte de Frehley marca a primeira perda entre os membros originais da formação clássica dos KISS (Paul Stanley, Gene Simmons, Peter Criss e Ace Frehley). Nos últimos tempos, Frehley já tinha cancelado várias datas da sua digressão de 2025, citando “problemas médicos em curso” após aquela queda no estúdio e que, inicialmente, tinha sido classificada como “menor”.
O legado musical de Ace Frehley é colossal e fica gravado na história do rock e do glam. Desde o início dos KISS, em 1973, Frehley participou na construção da imagem teatral da banda, com o seu alter ego “Spaceman” — rosto pintado com uma estrela, roupas futuristas, solos flamejantes e guitarras fumegantes. Ele foi responsável por riffs e temas icónicos dos primeiros álbuns da banda e ajudou a definir a estética explosiva e teatral que se tornou imagem de marca da banda nos seus espectáculos.
Além da sua carreira com os KISS, Frehley construiu uma carreira a solo notável, especialmente com o álbum Ace Frehley (1978), que se tornou o projeto solo de um membro da banda mais bem-sucedido nesse mesmo ano, com destaque para o hit “New York Groove”. Ele depois voltou a integrar os KISS entre 1996 e 2002 nas digressões de reunião, incluindo a participação no álbum Psycho Circus (1998).
A repercussão do seu falecimento foi imediata: Paul Stanley e Gene Simmons divulgaram em conjunto uma mensagem em que descrevem Frehley como “um soldado insubstituível do rock”, parte indelével do legado da banda. Em declarações à imprensa e nas redes sociais, músicos de várias gerações, de Tom Morello a Mike McCready, já expressaram também admiração e gratidão pela influência de Frehley na sua formação musical.










