Em junho passado Paul McCartney anunciou que tinha gravada aquela que seria a última canção dos Beatles. A canção foi finalizada com a ajuda da inteligência artificial e será conhecida no próxima dia 2 de novembro.
O tema chama-se “Now and Then”. Foi escrita e gravada em 1978 por John Lennon na sua casa no Dakota em Nova Iorque. Yoko Ono deu a demo a Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, juntamente com outras demos de “Free as a Bird” e “Real Love”. Na altura, com a parca tecnologia existente, os membros sobreviventes da banda, gravaram as suas partes mas não coseguiram fazer grande coisa da música em termos de mixtura pois não conseguiam separar a voz de Lennon do piano, na demo. Resultado, arrumaram a demo na prateleira durante décadas.
Agora, quando o realizador Peter Jackson gravou o documentário Get Back, McCartney e Ringo Starr revisitaram o tema e com a ajuda de Jackson e da sua equipa de som, já familiarizada com a IA, a música ganhou nova vida (o papel da IA foi apenas o de separar a voz do instrumento).
McCartney disse que “é bastante emocional. Todos nós tocamos na música. É uma verdadeira canção dos Beatles. Em 2023, trabalhar numa canção dos Beatles, que o público não conhece, acho que é algo de extraordinário.”
Tanto a viúva de Geogre Harrison como o filho de John Lennon, Sean Ono Lennon, estão bastante emocionados com a experiência. A canção trará um video que será apresentado dia 3 e novas reedições do álbum vermelho e do álbum azul serão lançcadas com a inclusão desta nova canção.
Vejam o trailer sobre a canção: