David Byrne anuncia novo álbum “Who Is the Sky?” com lançamento a 5 de setembro.

Francisco Pereira

David Byrne regressa com “Who Is the Sky?”, o seu primeiro álbum desde 2018. Lançamento a 5 de setembro com colaborações de St. Vincent e Hayley Williams.

O icónico David Byrne está de regresso com um novo capítulo na sua já lendária carreira. Who Is the Sky?, o seu primeiro álbum de originais desde o aclamado American Utopia (2018), tem lançamento marcado para 5 de setembro, pela Matador Records. Produzido por Kid Harpoon — vencedor de um Grammy e conhecido pelas colaborações com Harry Styles e Miley Cyrus — o disco traz 12 faixas com arranjos do ensemble nova-iorquino Ghost Train Orchestra.

O álbum conta com participações especiais de peso, entre velhos aliados e novas parcerias criativas: St. Vincent, Hayley Williams (Paramore), Tom Skinner (baterista dos The Smile) e Mauro Refosco, colaborador habitual de Byrne. O primeiro single, “Everybody Laughs”, já está disponível, acompanhado por um videoclipe realizado pelo artista multimédia Gabriel Barcia-Colombo e podem ver mais abaixo.

Segundo Byrne, a canção é uma espécie de crónica poética da vida urbana: “Alguém uma vez disse-me: ‘David, usas muito a palavra “everybody”’. Acho que faço isso para oferecer uma visão antropológica da vida em Nova Iorque. Todos rimos, choramos, morremos e olhamos para o teto. Tento cantar sobre isso com leveza, mesmo quando os temas são densos. A música pode fazer isso — manter opostos em equilíbrio.”

Escrito durante o isolamento pandémico, Who Is the Sky? nasceu de fragmentos — frases soltas, ideias guardadas e loops criados ao violão — que Byrne desenvolveu com a ajuda de colaboradores de longa e curta data.

Além do álbum, Byrne prepara-se para regressar aos palcos com uma nova digressão ao vivo. A tour norte-americana arranca em setembro e segue para a Austrália, Nova Zelândia e Europa em 2026. Para já não temos datas para Portugal. À semelhança do espetáculo American Utopia, a nova produção contará com 13 músicos, cantores e dançarinos em movimento constante.