DROP: Ye Vagabonds, Gorillaz, Yumi Zouma e Ratboys com mais avanços de novos discos.

Francisco Pereira

Na rubrica DROP, destacamos quatro lançamentos musicais de Ye Vagabonds, Gorillaz, Yumi Zouma e Ratboys, entre regressos aguardados e novas fases criativas.

Ye Vagabonds – “The Flood”

Os Ye Vagabonds, dupla folk de origem irlandesa, regressam com “The Flood”, segundo single do seu aguardado álbum All Tied Together, programado para 30 de janeiro de 2026 pela River Lea / Rough Trade. Depois de uma digressão norte-americana como suporte às I’m With Her, a banda traz neste tema uma mistura de tradição acústica com uma estética cinematográfica reforçada pelo vídeo realizado por Ellius Grace. A faixa sucede ao primeiro avanço “On Sitric Road” e inscreve-se na evolução artística dos Ye Vagabonds.


Gorillaz – “Damascus”

Os Gorillaz apresentaram “Damascus”, o novo single que conta com a participação de Yasiin Bey e Omar Souleyman, mais um tema do nono álbum de estúdio The Mountain. O single, cujo título é a capital da Síria, um dos locais onde foi gravado, vem acompanhado da boa notícia de que o novo álbum dos Gorillaz chega no dia 27 de fevereiro e não 20 de março. Menos um mês de espera.


Yumi Zouma – “95”

Os Yumi Zouma, banda indie pop da Nova Zelândia, continuam a trajectória de apresentação do seu quinto álbum No Love Lost To Kindness, com o lançamento do single “95”. A canção, com guitarras suaves e uma melancolia subtil, usa a icónica Interstate 95 como metáfora para ansiedade e nostalgia — “Driving down the 95 with a Bible by my side”, canta Christie Simpson, explorando o tema de obter tudo aquilo que se queria e, ainda assim, sentir-se desencaixado.


Ratboys – “What’s Right?”

Os Ratboys, banda de indie rock de Chicago, apresentam “What’s Right?”, o terceiro single retirado do seu próximo álbum Singin’ to an Empty Chair, agendado para 6 de fevereiro. Na canção, a vocalista Julia Steiner descreve um processo criativo profundamente cinematográfico e experimental com referências sonoras que evocam bandas como os The War On Drugs.