FESTA DO JAZZ 2025 | ANDRÉ CARVALHO + ENSEMBLE FESTA DO JAZZ
Está de regresso o grande ponto de encontro do jazz em Portugal. A 23ª edição da Festa do Jazz acontece de 19 a 21 de Dezembro no Centro Cultural de Belém, e junta artistas, agentes e escolas de jazz de todo o país, numa programação dedicada à expansão das sonoridades jazzísticas e as suas expressões orais mais libertadoras.
Of Fragility and Impermanence, do compositor e contrabaixista André Carvalho, nasceu da necessidade de contemplar o que há de mais humano e transitório em nós. A fragilidade, longe de ser fraqueza, reflete a complexidade da existência, revelando vulnerabilidade, experiência e ligação com o outro. O projeto explora universos sonoros que desafiam convenções: sons frágeis e subtis que habitam os limiares da perceção, convidando à contemplação e reflexão sobre silêncio e som, lentidão e urgência. Gravado em abril de 2025 no Centro Musibéria, com apoio da Fundação GDA, Antena 2 e Centro Musibéria, reúne José Soares, Raquel Reis, Samuel Gapp, André Carvalho e João Hasselberg.
A percussionista e compositora Sofia Borges, apresenta um novo conjunto de diferentes módulos que podem ser sobrepostos ou justapostos e exploram distintas técnicas de representação e notação sonora — desde partituras gráficas e notação tradicional, passando por partituras de instruções verbais.
Numa multiplicidade de abordagens visa expandir as possibilidades de leitura e de realização musical, esta interpretação colaborativa acolhe intérpretes de diferentes tradições musicais: Clara Saleiro (flautas), João Gato (saxofones), Maria do Mar (violinos) Abdul Moimême (guitarra) e Michael Formanek (contrabaixo).