Por: Comunicado de Imprensa
Está disponível em todas as plataformas digitais e em vinil (disponível no bandcamp da banda) o novo longa duração dos EVOLS. O disco é editado pela Black Train e será distribuído pela 8 mm.
“The Ephemeral” entrega com a música o que promete no título: um fim em si mesmo, com cronologia própria e uma anomalia a prazo. O novo álbum dos Evols, o quarto longa-duração na discografia do coletivo portuense, expande a sua sonoridade psicadélica para motivos mais ornamentados, mantendo as progressões simples, em ganchos pop, como ponto de partida das composições. Nestas estruturas surgem elementos claramente barrocos, sintetizadores maiores, camadas de detalhes orquestradas por vários instrumentos, que dão cor a um rock de onda negativa.
Ao longo de oito faixas, “The Ephemeral” sintetiza vários momentos e estéticas, criando uma experiência de hermenêutica musical onde habitam apontamentos que vão do disco aos primeiros momentos pop da música rock, abrindo caminho para riffs no wave a serem elevados pelo saxofone de Rodrigo Amado ou pelo veludo das vozes de Sara Macedo e Calcutá.
A abertura com “Arp Drama”, de vertiginosa velocidade, dita o andamento estético de todo o álbum, onde as cordas definem a base da sobre-ornamentação que se ouve de ponte em ponte, em cada malha, seja entre dois refrões em “Trap”, num solo de guitarra sobre um sintetizador arpejado em “Sol”, ou no single mais balanceado “Actress”, em que a guitarra ritmicamente recortada desbrava terreno para o soprar de Amado.
Definimos utopias como um lugar que não existe — que é exatamente o que se espera de um disco rock, de andamento punk, ritmo quente e visualmente ornamentado por sons sintetizados, características que associamos a momentos específicos da música, do rock, da pop, do disco. “The Ephemeral” propõe a saudável coabitação de todos os estados da matéria de guitarra numa única forma. A sua condição finita é uma inevitável consequência da impossibilidade que contorna. É possível, como podemos ouvir, mas é apenas observável na música de Evols.
A banda iniciará, em outubro, uma tour de apresentação do disco, estando já marcadas as datas no Porto, Understage do Rivoli a 31 de outubro, e na Casa Capitão, em Lisboa, a dia 5 de dezembro.











