Por: Comunicado de Imprensa
Depois de uma intensa temporada em festivais nacionais e internacionais, Fidju Kitxora regressa a Lisboa para uma noite especial no Lux Frágil, a 25 de setembro. Neste espaço icónico da cidade, a música afirma-se como território de encontro e expressão coletiva, num concerto que marca o fecho da tour de verão.
Num ano em que a imigração domina o debate público — tantas vezes em discursos simplistas e divisórios — o coletivo luso-cabo-verdiano propõe a diversidade como espaço para imaginar outros futuros. O espetáculo é um convite a escutar com corpo e coração, numa viagem que funde funaná, semba, kuduro e afro-house com electrónica contemporânea e gravações de campo, criando pontes onde outros insistem em erguer muros.
Criado entre Cabo Verde e Lisboa, Fidju Kitxora (“filho que chora”, em kriolu) lançou em 2024 o seu álbum de estreia, Racodja — uma ode às vozes da diáspora, passada, presente e futura. O disco tem servido de ponto de partida para uma digressão que já o levou a alguns dos principais palcos nacionais e internacionais, entre eles o Festival Músicas do Mundo (Sines), a Tallinn Music Week, Festival Sinsal (Vigo), o Mercat de Música Viva (Vic), além do Tremor, Nascentes, Zigurfest e Serralves em Festa. Em breve, apresenta-se também no Festival F e no BAM (Barcelona).