Os Gorillaz acabam de revelar mais um passo no horizonte musical do seu nono álbum: “The Manifesto”, single que conta com a colaboração do rapper argentino Trueno e com um trecho póstumo do rapper Proof, membro dos D12. O tema surge como o segundo avanço oficial do disco The Mountain, depois do lançamento de “The Happy Dictator”, tema que conta com a participação dos Sparks.
Em “The Manifesto”, além das vozes centrais de Trueno e Proof — gravadas originalmente num freestyle antigo do rapper americano —, o tema integra um leque de colaboradores menos previsíveis. Estão presentes músicos clássicos indianos, como os irmãos Amaan Ali Bangash e Ayaan Ali Bangash (sarod), Ajay Prasanna (bansuri), a banda de casamento indiana Jea Band Jaipur, bem como o coro conduzido por Vijayaa Shanker, o chamado Mountain Choir. Segundo o comunicado associado, Russel Hobbs — o baterista fictício da banda — descreve o tema como “uma meditação musical infundida de luz” e “uma viagem da alma, com batidas”.
O álbum The Mountain tem data de lançamento prevista para 20 de março de 2026, através do selo próprio da banda, Kong. Produzido pelos Gorillaz, James Ford, Samuel Egglenton e Remi Kabaka Jr., e com uma contribuição adicional de Bizarrap nalguns temas, o disco foi gravado em múltiplos locais pelo mundo — entre os quais Londres, Índia, Turcomenistão, Síria e Estados Unidos — e incluirá participações em cinco línguas: inglês, espanhol, hindi, árabe e iorubá. A lista de colaboradores abrange nomes como Idles, Yasiin Bey, Anoushka Shankar, Black Thought, Omar Souleyman, e participações póstumas de Tony Allen, Mark E. Smith, Dennis Hopper, entre outros.
Além disso, confirma-se que Trueno participará não só no disco como na abertura em várias datas da digressão europeia dos Gorillaz em 2026. A digressão, sob o nome The Mountain Tour, cobrirá países como Reino Unido e Irlanda, com concertos em cidades como Manchester, Glasgow, Dublim e um grande espetáculo no Tottenham Hotspur Stadium em Londres, no dia 20 de junho.










