Guitarricadelafuente tem construído uma presença ignorável entre a nova geração de artistas espanhóis. Após alguns singles isolados, lançou o seu álbum de estreia La Cantera em 2022. Desde o início que se destacou pela abordagem moderna e jovem que tem em relação à tradição e à nostalgia. Apresentou um flamenco que convencia os mais velhos mas cativava os mais novos com a sensibilidade pop. Com esta ambivalência, foi criando um catálogo versátil e agora parece expandir a sua palete sonora ainda mais. O segundo álbum do artista de Benicàssim já tem data e já ouvimos três excelentes singles. Spanish Leather sai a 16 de maio via Sony Music Entertainment España.
Depois do primeiro tema “Full time papi” seguiu-se “Futuros Amantes” e agora Guitarricadelafuente edita “Tramuntana”. Acompanhado de um belíssimo arranjo de cordas, o artista entrega-se por completo ao amor, usando o vento de Tramuntana como metáfora. Tramuntana é um vento frio e turbulento e não passa despercebido na região da Catalunha e nas Ilhas Baleares. Sopra desde o nordeste, acelerando desde os Pirinéus, chega com pujança ao Mediterrâneo. Inquieta a tranquilidade da região com súbtil violência e os locais dizem que torna as pessoas loucas. É errático, vem sem aviso e não se lhe pode resistir.
Numa publicação de Instagram, o cantor escreve: “A Tramuntana sopra com tanta força que às vezes dizem que deixa as pessoas loucas. Por muito que resistas, não há maneira de evitar que te arrase. Escrevi esta canção com muitos amigos talentosos e fizemos este vídeo trazendo o vento turbulento para uma das cidades mais movimentadas do mundo. Porque, por mais que nos afastemos, não lhe conseguimos escapar”.
“Tramuntana” é uma balada pop que encerra o alinhamento do disco. O artista rende-se ao amor e diz com um sorriso: “Estoy rendido al acelerón / ¿No es divertido?”. Dos singles que já foram lançados, a ideia principal de Spanish Leather parece resumir-se numa frase que o artista recita no final da canção. “Sucumbe al amor”, diz sobre o instrumental. Já em “Full Time Papi” o espanhol dedicava-se por completo a uma relação e nas entrevista que tem dado, a entrega incondicional é um tema recorrente. Rende-se mas não como uma derrota. Para o artista, render-se ao amor é uma forma de aceitação.
O vídeo foi rodado em Nova Iorque, salientando o movimento da cidade, e realizado por Grey Sorrenti. Vestido em YSL e deambulando pelas ruas, Guitarricadelafuente reforça que o clima emocional não conhece barreiras geográficas. Não se pode mesmo escapar à Tramuntana.