No epicentro do fenómeno Madchester, entre os delírios psicadélicos dos Happy Mondays e os refrões de estádio dos Stone Roses, houve quem tivesse ficado esquecido. Os Joanna, banda que se formou no virar da década de 90, gravaram um álbum homónimo em 1990 que nunca chegou a ver a luz do dia. Trinta e cinco anos depois, esse registo perdido vai finalmente ser lançado, trazendo de volta um fragmento oculto da cena que marcou gerações.
O disco chega dia 5 de dezembro em vinil e digital, recuperando gravações que encapsulam de forma crua o espírito do período: riffs dançáveis, baixo pulsante e aquela energia que parecia beber tanto de clubes noturnos quanto de guitarras de garagem. Um retrato fiel de uma Manchester que fervilhava em cada esquina mas que nem sempre deu palco a todas as vozes.
Mais do que uma curiosidade histórica, este lançamento representa uma segunda vida para os Joanna, um nome até agora reduzido a flyers de arquivo e memórias dispersas. Agora, ao lado dos gigantes que ajudaram a definir o som Madchester, a banda tem finalmente a sua oportunidade de ser ouvida. O primeiro tema a ser apresentado é a faixa “If You Don’t Want Me To”.