Por: Comunicado de Imprensa
A cantiga não só é uma arma, como pode ser uma prece. O Mundo Bem Monstro é o single de avanço do novo disco dos Lavoisier, banda de Patrícia Relvas e Roberto Afonso, que neste trabalho juntam três músicos à sua banda: o baterista Diogo Sousa, o baixista Ricardo Dias Gomes e o guitarrista Pedro Branco. Para o longa duração, com lançamento previsto para outubro, desafiaram dez poetas contemporâneos a escreverem poemas inéditos para que fossem musicados e tornados também canção. Para que se desse a voz e o passo marcial da música ao que há de visceral, mas também de contemplativo, na poesia.
O poema de O Mundo Bem Monstro foi escrito por Raquel Nobre Guerra, poeta e tradutora que reside entre Lisboa e o Alentejo, autora dos livros Groto Sato (2012), prémio Primeira Obra do PEN Clube Português e Prémios Novos da Culturgest/ CGD; SMS de Amor e Ódio (2013); Saudação a Álvaro de Campos (plaquete, 2014); Senhor Roubado (2016), semi finalista do Prémio Oceanos em 2017.
Este primeiro single reflete sobre o mundo como lugar opressor e confinado, na perspetiva de alguém que procura não ser turista da própria vida, mas antes a liberdade de se sentir em casa na sua pele. Os Lavoisier mantém a sua identidade musical, sem possibilidade – ou intenção – de atribuição de rótulo, viajando pelas mais diversas latitudes e mantendo o apego à música tradicional portuguesa, apesar deste disco acentuar a personalidade elétrica, que sempre existiu na guitarra de Roberto Afonso, dos Lavoisier.
Esta não é a primeira vez que os Lavoisier se dedicam inteiramente à poesia, já que em 2019 lançaram Viagem a um Reino Maravilhoso, em que musicaram poemas do incontornável poeta Miguel Torga.
Os Lavoisier atuam sexta-feira, 5 de setembro, na Feira do Livro do Porto, às 19:00.