Por: Comunicado de Imprensa
Depois de uma intensa digressão que percorreu o país em 2023, os Linda Martini disponibilizam agora “Merda e Ouro” em todas as plataformas digitais, um álbum ao vivo que condensa 20 anos de história em pouco mais de uma hora.
Originalmente editado em vinil duplo, “Merda e Ouro” reúne as gravações dos concertos que abriram a digressão homónima, no LAV (Lisboa ao Vivo) e no Hard Club, no Porto. Estes espetáculos emblemáticos, que marcaram o início das celebrações das duas décadas de carreira do grupo, podem agora ser revisitados também em vídeo, disponível no canal oficial de YouTube da banda.
Mas as novidades não ficam por aqui. O grupo prepara-se para subir ao palco do gnration, em Braga, no dia 10 de Outubro, e no dia 16 assinalam uma estreia muito especial no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. «Crescemos junto à linha de comboio que liga Sintra a Lisboa. Exatamente no meio, no subúrbio de betão. Entre o rebuliço cosmopolita e o romantismo bucólico», recorda a banda. «Estamos muito felizes por finalmente podermos anunciar a nossa estreia no Olga Cadaval. É um regresso a casa, à boleia do ‘PASSA-MONTANHAS’, um disco em que voltamos a invocar as pessoas e os lugares da nossa adolescência passada na linha de Sintra.»
Com mais de vinte anos de estrada, os Linda Martini são hoje uma verdadeira instituição do rock nacional. A sua passagem recente pelo festival Paredes de Coura confirmou aquilo que muitos já sabiam: a banda é um dos pilares da música portuguesa contemporânea. Do explosivo Olhos de Mongol (2006) ao mais recente Passa-montanhas (2025), passando por títulos incontornáveis como Casa Ocupada (2010), Turbo Lento (2013), Sirumba (2016), Linda Martini (2018) e Êrror (2022), o grupo construiu uma discografia sólida e coerente, marcada por energia, autenticidade e uma entrega ao vivo que continua a arrepiar plateias.
Agora, com Merda e Ouro disponível digitalmente e novos concertos no horizonte, os Linda Martini reafirmam a vitalidade de um percurso que, duas décadas depois, continua a fazer ecoar a força e a verdade do seu rock inconfundível.









