‘Mr. Nobody Contra Putin’: Documentário nomeado aos Óscares estreia dia 5 de março.

Francisco Pereira

Descobre Mr. Nobody Contra Putin, o documentário nomeado ao Oscar que revela a militarização das escolas russas sob o regime de Vladimir Putin. Um olhar corajoso.

À medida que a Rússia invade a Ucrânia, as escolas primárias em toda a Rússia são transformadas em palcos de recrutamento para a guerra.

Enfrentando o dilema ético de trabalhar num sistema definido pela propaganda e pela violência, um professor corajoso ousa filmar o que realmente está a acontecer na sua própria escola.

Mr. Nobody Contra Putin, de David Borenstein e Pavel Talankin, é um arrebatador documentário na primeira pessoa que expõe o programa de doutrinação de estudantes em tempo de guerra na Rússia, desafiando o sistema e revelando a verdade.

Aclamado internacionalmente, venceu vários prémios em festivais e integra a lista de nomeados ao Oscar® de Melhor Documentário, afirmando-se como uma obra urgente e profundamente comovente.

Num dos documentários mais marcantes do ano, um professor do ensino primário revela, de forma corajosa e clandestina, a agressiva militarização promovida pelo regime de Vladimir Putin nas escolas russas.

Na remota cidade mineira de Karabash, o professor Pavel “Pasha” Talankin, incumbido de filmar as sessões de “educação patriótica” na sua escola, decide inverter o olhar da câmara e documentar a transformação das salas de aula em espaços de doutrinação e recrutamento para a guerra.

Entre gestos de lealdade forçada e sinais subtis de resistência silenciosa, o filme oferece um retrato íntimo e sem filtros da erosão da verdade e da coragem necessária para resistir, mesmo perante graves riscos pessoais.