Por: Comunicado de Imprensa
A Companhia do Chapitô prepara-se para apresentar “O Espírito da Rã Azul e outros Contos”, a sua nova criação coletiva – a 45ª do seu repertório – que estará em cena de 19 a 22 de Fevereiro.
Uma casa que há cinco gerações deixa os inquilinos doentes;
Uma estranha mulher que consegue invadir os sonhos dos outros;
Um forno que produz peças de cerâmica irremediavelmente deformadas, que se parecem com mãos, rostos, pés…
A nova criação da Companhia do Chapitô parte do universo fantástico dos contos de Okamoto Kidô, um dos mais originais autores da literatura popular nipónica, criador de contos inspirados em lendas e mitos ancestrais, conhecidos por kaidanes, ou histórias de fantasmas.
Estas histórias não terminam na morte, esqueçamos o nosso conceito de redenção. No Além continuam a puxar-se cordelinhos e as consequências dos atos cruéis perduram por gerações. Os objectos e os lugares guardam memórias que persistem, penetram na realidade física e no quotidiano.
Se os fantasmas não existissem, teríamos que inventá-los, para tentar compreender a ideia de que o passado paira sobre as nossas vidas e raramente desaparece. Estes contos nascem do exercício popular ancestral de procurar compreender e conciliar o mundo dos vivos com o domínio do invisível. Na convicção de que o universo tem uma forma de corrigir as injustiças.
Para nós, a conciliação dá-se pelo riso. O riso a triturar a vida, a morte, a perda, o medo do desconhecido.
Lugares mal assombrados, almas inquietas e espíritos vingativos, também nós conhecemos e é por essa via que humildemente nos aproximamos deste universo. O imaginário fantástico que os contos evocam é abordado com humor, explorando a dimensão trágico-cómica dos personagens e brincando com referências da cultura popular nipónica contemporânea, num espetáculo pensado para toda a família.
Deixamo-nos embrenhar na estranheza destes contos sem fazer demasiadas perguntas, mas revelando o quão perdidos estamos, nós, a quem roubaram os fantasmas.
“O Espírito da Rã Azul e outros Contos” estará em cena de 19 a 22 de Fevereiro no Chapitô, em Lisboa, de quinta a sábado às 21h00 e domingo às 17h00.












