Phantastic Ferniture (side project de Julia Jacklin) regressam com duas novas canções. Álbum a caminho.

Francisco Pereira

A banda indie-garage Phantastic Ferniture, liderada por Julia Jacklin, está de volta com os primeiros temas novos desde 2018.

O projeto indie-garage Phantastic Ferniture, liderado por Julia Jacklin e os seus antigos companheiros Elizabeth Hughes (guitarra), Ryan K. Brennan (bateria) e Tom Stephens (baixo), partilhou recentemente os seus dois primeiros temas novos em sete anos, indicando que estão de volta. Os single representam o primeiro vislumbre de nova música desde o álbum homónimo de 2018, e sinalizam o regresso de uma das bandas mais espontâneas e cativantes que Jacklin já integrou.

Formado por um grupo de amigos que, num momento irreverente, decidiram construir uma nova identidade musical depois de se afastarem dos circuitos folk e solistas, Phantastic Ferniture sempre se diferenciou pela fusão de riffs garage com uma atitude punk-pop jubilosa. O álbum de estreia — gravado entre Sydney e Nova Zelândia — foi apresentado como uma explosão de energia e despreocupação criativa, repleta de guitarras urgentes, refrões “fuckin’ n’ rollin’” e vocais vibrantes de Jacklin.

Apesar de Julia Jacklin ter seguido uma carreira solo de sucesso com discos como Crushing (2019) e Pre Pleasure (2022), Phantastic Ferniture nunca perdeu a aura de um alter ego libertador — um espaço onde o som frenético e o desejo de fazer dançar superam a melancolia tradicional do seu trabalho a solo. Este regresso sugere que Jacklin continua interessada em explorar o lado mais direto, cru e instantâneo da performance musical.