Por: Comunicado de Imprensa
No próximo dia 27 de julho, às 17h30, o colectivo de jazz de fusão português prehistoricos sobe ao palco do Teatro da Comuna em Lisboa para lançar, o seu mais recente álbum: Bairro Novo. Este espetáculo simboliza o início oficial da promoção do disco e é uma oportunidade imperdível para experienciar ao vivo a criatividade e energia que caracterizam esta nova fase da banda portuguesa de jazz fusão.
Este concerto vai oferecer ao público uma experiência imersiva no universo sonoro reinventado da banda — composta por artistas com as suas carreiras a solo e que aqui se juntam para celebrar com o seu talento a liberdade da música e do jazz.
Desde o lançamento de 7488 (2022), os prehistoricos têm conquistado palco em Portugal e Espanha e consolidado uma presença forte na cena jazz fusão ibérica.
Bairro Novo apresenta sete temas instrumentais que fundem jazz, rock, funk e world music. Para o baixista César Correia, o álbum representa a ideia de ter “um espaço novo onde se possa fazer melhor, criar sem amarras e recomeçar. Um grito de liberdade em Jazz Fusão”.
O novo álbum conta com a composição e interpretação de André Gomes no piano, César Correia no baixo, Rúben Garção Silva no saxofone, Pedro Mosca na bateria e Carlos Pires e Pedro Marques nas guitarras. Conta ainda com as participações especiais de Rodrigo Lage no trombone, as vozes de Francisco Vicente, Joana Silva e João Figueira e Carlos Poeiras no acordeão, que introduz um elemento inesperado, num encontro improvável entre tradição e fusão. Estas colaborações ampliam o universo sonoro do disco, sublinhando a riqueza e a pluralidade do projeto.
Editado pela editora portuguesa tuff e com capa da ilustradora Teresa Róis, Bairro Novo representa uma viragem estética que já está a reforçar o impacto da banda.