“Se Eu Pudesse” é o novo single de SfiL e que traz novas sonoridades.

Francisco Pereira

SfiL regressa com “Se Eu Pudesse”, um single intenso e nostálgico que marca uma nova fase na sua sonoridade, entre o indie rock e o pop.

Conhecido por pertencer à “team” de Van Zee e por ser back vocalist do artista, SfiL tem vindo a mostrar que o seu caminho também é na frente de palco com lançamentos desde 2021. Foi em 2024 que consolidou esta certeza com Raíz um EP de três temas onde o artista mostra um lado mais sombrio ds sua sonoridade.

“Se Eu Pudesse” foi a primeira canção a ser escrita após o lançamento do EP de estreia de SfiL, e surge de uma vontade de explorar um lado mais excêntrico e ousado do artista.

Nascido e criado na Madeira, foi em 2021 que decidiu mudar-se para Lisboa e dedicar-se à sua paixão de sempre, a música. 

Esta nova canção, talvez “nova era” de SfiL, aborda o quão inevitáveis são algumas pessoas – a possibilidade irrealista de evitar certos encontros, como se houvesse uma força superior que fizesse cruzar caminhos. O tão falado “pré-destinado”. 

Como nos seus temas anteriores, o novo single contou também com a colaboração de Nort, também madeirense, na mistura e masterização. Na produção, Gonçalo Seruca, letra composta por SfiL e ainda baixo de André Moreira e captação de Dminor. Equipa de peso unida para o regresso de SfiL aos lançamentos a solo. 

Sair da ilha para ver a ilha tem sido o mindset do artista. Sempre com ela no coração, é na construção da sua carreira que está focado e é com “Se Eu Pudesse” que inicia uma nova jornada, explorando sonoridades novas numa linha muito mais Indie Rock, e até Pop. O objetivo foi esse mesmo: “fugir um pouco ao que já havia explorado na minha discografia” afirma o artista.

Foi nesta procura que fundiu ainda algumas inspirações Pop-Rock dos anos 2000, aplicou guitarras melódicas e uma entrega vocal intensa para que tudo soasse a este “novo” universo. Com arranjos atmosféricos, a ideia foi criar uma energia nostálgica e contemporânea, ao mesmo tempo.

“Esta música conquistou-me naturalmente, foi um processo de sedução que durou da fase de produção ao produto final.” afirma SfiL.

Não se prevê um novo Ep ou Álbum para já, mas a promessa de novos temas a surgir ainda em 2025 fica no ar. “Se Eu Pudesse” sai da ilha, do continente, para o mundo e encontra-se agora disponível em todas as plataformas digitais.

Partilha

TAGS