Edição: Setembro 2025
Enquanto o mundo aguarda pela próxima sequela de Spinal Tap (com lançamento previsto para Setembro), os criadores da adorada banda ficcional anunciaram agora um novo livro de bastidores, intitulado A Fine Line Between Stupid and Clever: The Story of Spinal Tap.
Escrito pelo realizador Rob Reiner com a colaboração de Christopher Guest, Michael McKean e Harry Shearer, A Fine Line Between Stupid and Clever será lançado a 9 de setembro pela editora Simon & Schuster. Em termos de conteúdo, o livro apresentará histórias em primeira mão sobre a criação do filme de 1984 e as suas frases icónicas, incluindo “Nada mais negro”, “Não se pode tirar pó para vomitar”, “Estes vão até onze” e muito mais.
O livro contará ainda com reflexões e momentos reais de “Spinal Tap” de verdadeiras estrelas de rock da época, incluindo Slash dos Guns N’ Roses, Chris Frantz e Tina Weymouth dos Talking Heads, Rob Halford dos Judas Priest e Don Henley dos Eagles.
Além disso, nenhum bom projeto Spinal Tap está completo sem algum estilo de mockumentary a desfocar a realidade e, por isso, o verso de A Fine Line Between Stupid and Clever inclui literalmente o que está a ser apelidado de “lado B”; uma metade fictícia do livro escrita enquanto os membros da banda Spinal Tap — Nigel Tufnel, David St. Hubbins e Derek Smalls — recontam a sua vida na banda ao «realizador» Marty DiBergi.
Quanto ao próximo filme, Spinal Tap II: The End Continues estreará a 12 de setembro e incluirá participações especiais de Paul McCartney, Elton John, Garth Brooks e outros.
