Por: Comunicado de Imprensa
O seu som inconfundível e as suas letras com humor ácido sempre os diferenciaram. A sagacidade cerebral e o timbre elegante de Bid, aliados a melodias contagiantes e à habilidade na composição de canções com qualidade cinematográfica e literária, têm exercido uma influência discreta sobre diversos artistas desde a sua formação e ao longo de diferentes fases da sua carreira. A banda é, na sua essência, um tesouro nacional.
O novo álbum, Lotus Bridge, é uma viagem psicadélica ao rico e fantástico mundo onírico de Bid. Baseado num sonho singular que se reapresentou após um hiato de oito meses, precisamente quando chegava a altura de voltar a gravar, Bid narra com detalhes vívidos a miríade de personagens e cenários que surgiram no seu sonho e inspiraram o desenvolvimento deste novo conjunto de histórias.
Bid explica: “It seemed to me, as I wrote these lyrics, that this whole story was a metaphor for a crumbling civilization, and whether or not I would leave it behind if I were given the opportunity. The other side of the bridge represents what seems to be an unknown future that I’m being asked to accept without explanation, and the other songs represent a journey back through the past and are a sometimes allegorical re-evaluation of it. I think that I managed to keep to a close narrative thread in the lyrics, and deliberately kept the underlying musical structures in a similar tempo and key. Even old poetry is timeless, if it is about personal experiences”.
Este novo álbum sucede ao livro de letras selecionadas de Bid, Strange Young Alien, lançado recentemente pela Ventil Verlag em novembro de 2025. O livro oferece uma visão inestimável do seu processo de composição, e quanto mais se aprende sobre o processo criativo de Bid, mais misterioso e intrigante tudo se torna.
Lotus Bridge tem uma sonoridade subtil, mas bastante diferente dos álbuns anteriores dos The Monochrome Set. O uso predominante é o piano elétrico e a guitarra acústica, com guitarras elétricas frequentemente em estéreo amplo, resultando numa atmosfera geral muito focada e quase orquestral. Há também sons ambientes entre muitas das músicas, o que faz com que o álbum como um todo pareça coeso.
Nesta gravação, Bid é acompanhado nos The Monochrome Set por Andy Warren no baixo, Stephen Gilchrist na bateria e Athen Ayren nos teclados e guitarra. Alice Healey contribui novamente com os vocais de apoio.
O álbum foi gravado no OneCat Studio em Londres, com o técnico de Jon Clayton, produção de Jon Clayton e Bid, e será lançado pela Tapete Records a 13 de Março de 2026.
* fotografia de Peter Tainsh









