Os Tinariwen estão de volta a Portugal em Abril para apresentar o novo disco The Hoggar.

Francisco Pereira

Os Tinariwen regressam a Portugal para dois concertos únicos — 13 de abril na Casa da Música (Porto) e 14 de abril no Lisboa ao Vivo — para apresentar o novo álbum “The Hoggar”. Bilhetes já à venda por 30 €.

Os Tinariwen estão de volta a Portugal. Depois de esgotarem os concertos na Casa da Música e no Lisboa ao Vivo, o emblemático colectivo maliano, volta ao nosso país, às mesmas salas, para dois espectáculos no Porto e Lisboa, dias 13 e 14 de abril respectivamente para a apresentação do seu novo disco The Hoggar que sairá em breve.

Com as suas longas vestes do deserto e turbantes ou shesh tuaregues, os Tinariwen são os criadores do que ficou conhecido como “blues do deserto”, um estilo de música a que eles próprios chamam “assuf”, que também significa “saudade” ou “saudade de casa” na língua Tamasheq. Trocando as Kalashnikov por guitarras, depois de participarem na rebelião tuaregue de 1990, os Tinariwian são realmente rebeldes do rock ‘n’ roll, atraindo as pessoas com os seus vocais rosnados, linhas de guitarra espaciais e ritmos de palmas. Nas últimas duas décadas, têm sido convidados populares e regulares em festivais em todo o mundo, onde têm feito muito para aumentar a consciencialização sobre a cultura e a identidade tuaregue.

Embora todos os membros dos Tinariwen venham do Mali – principalmente de Kidal e da região circundante – a sua música começou em Tamanrasset, no sul da Argélia. Os tuaregues não têm Estado próprio, mas estão espalhados pelas regiões desérticas do Mali, Argélia, Líbia e Níger. Ibrahim cresceu em campos de refugiados no sul da Argélia e foi em Tamanrasset que recebeu uma guitarra e conheceu outros músicos tuaregues do Mali com quem formou um grupo que ficou conhecido por Kel Tinariwen (Povo dos Desertos). Em 1985, Ibrahim, fundador da banda e outros músicos mudaram-se para um campo rebelde Toureg na Líbia, conhecido como “Tin Mars” (2 de Março). Aí os Tinariwen tornaram-se o porta-voz musical do movimento e as suas canções tornaram-se amplamente conhecidas na comunidade, distribuídas e copiadas em cassetes.

Agora e depois de 3 nomeações para Grammy, tendo vencido em 2012, com o disco Tassili, o melhor disco de World Music, os Tinariwen voltam a Portugal para apresentar o novíssimo “The Hoggar”. Os bilhetes para este grande concerto já estão à venda em Symbiose.pt e locais habituais pelo preço único de 30€.

* fotografia de Joe Marino

Partilha

TAGS