Tortoise atuam em Portugal no próximo ano. Dois concertos agendados para Braga e Lisboa.

Francisco Pereira

Tortoise regressam a Portugal em abril de 2026 para concertos em Braga e Lisboa, apresentando o novo álbum Touch, o primeiro em quase 10 anos.

Os norte-americanos Tortoise, banda e culto que contribuiu fortemente para a expansão do pós-rock a nível global e considerada uma das bandas mais influentes dos últimos 30 anos, regressa a Portugal em 2026 para dois concertos: em Braga, a 19 de abril, no Theatro Circo e Lisboa, no 20 de abril, na Culturgest.

Estes concertos estão integrados na digressão de apresentação do novo álbum, “Touch”, que será lançado a 24 de outubro, do qual são conhecidos, até agora, dois singles, Oganesson e Layered Presence.

Como um cometa, os Tortoise deixaram um rasto luminoso após o impacto da sua chegada, no início dos anos 90, do século XX. Do firmamento do rock de Chicago para o mundo, contribuíram de forma decisiva para a expansão do pós-rock, esse género musical que juntou o formalismo das bandas de guitarra à nova eletrónica, temperado subtilmente pelo krautrock alemão dos anos 1970.

Ao longo de três décadas de atividade, foram tecendo uma discografia visionária, sempre um passo à frente do seu tempo. “Touch” é a primeira obra em quase uma década e assinala a mudança para a editora International Anthem. Em palco, cinco músicos excecionais demonstram como a sua música é feita de energia humana e magnetismo real.

Os Tortoise são inequivocamente uma das bandas com um percurso influente nas últimas décadas e é a dança-instrumentista dos seus concertos que continua a afirmar um legado imbatível.

Lançando apenas sete álbuns desde 1990, incluindo clássicos como “Millions Now Living Will Never Die”, de 1996, “TNT”, de 1998, ou “Standards”, de 2001, os Tortoise evoluíram de forma constante e intuitiva, criando música sem género que é tão intemporal como vanguardista.

O novo álbum, “Touch”, segue-se a The Catastrophist, editado em 2016. Dia 24 de outubro está disponível em LP, CD e download digital (e em streaming a partir de 11 de novembro), editado pela International Anthem e Nonesuch Records. O mais recente single de avanço, lançado este mês Layered Presence é um exercício de tensão que combina uma pulsação temperamental com um tema melódico sonoro e inquisitivo.

Após quase 10 anos de ausência, a banda volta à Europa. Os bilhetes para o concerto de Lisboa (35€) já estão à venda, e para o concerto de Braga (20€) podem ser reservados, desde já, e estarão à venda em breve.

Partilha

TAGS