Os californianos Wavves, liderados por Nathan Williams, regressam ao nosso país com dois concertos marcados para 28 de fevereiro de 2026, na sala M.Ou.Co (antiga M.Ou.Co), no Porto e no dia seguinte, no MusicBox, em Lisboa. Este anúncio surge na sequência do seu novo álbum Spun e faz parte da programação da Primavera Tours, iniciativa ligada ao festival Primavera Sound.
Este regresso assume um caráter simbólico, já que os Wavves tinham cancelado os concertos em Lisboa e Porto em 2019, na sequência de um confronto em palco durante o Primavera Sound em Barcelona desse ano. Na altura, Nathan Williams viveu um colapso emotivo e profissional que levou ao cancelamento imediato das datas seguintes em Portugal. A última atuação da banda em Portugal data assim de 2013, ano em que atuaram no festival Vodafone Mexefest.
Na nova etapa, os Wavves chegam com um som renovado de irreverência surf-punk para um indie power-pop mais polido e maduro, centrado no álbum Spun, editado em junho de 2025. A banda deverá apresentar em palco esta sonoridade renovada, alinhada com o crescimento artístico que tem definido esta fase da carreira.
A digressão europeia seguirá depois pelo Reino Unido, com concertos confirmados em Londres, Manchester e Leeds, e poderá incluir outras datas em cidades como Amesterdão, consoante o alinhamento do calendário do Primavera Sound de 2026.