Faz 30 anos que Dave Grohl deu o pontapé-de-saída oficial dos Foo Fighters, com o lançamento do primeiro álbum, homónimo. Foi no dia 4 de julho que o disco, inteiramente produzido e interpretado por Grohl, foi editado e os Foo Fighters têm vindo a preparar o seu aniversário com uma catadupa de conteúdo (#FF30 online). Isto inclui, por exemplo, o lançamento de uma versão dos Minor Threat (banda de referência para Grohl) que combina vozes recém-gravadas com uma faixa instrumental de 1995.
Agora, os Foo Fighters estão de volta com a sua primeira música inédita desde o lançamento de “But Here We Are” em 2023. Chama-se “Today’s Song” e traz uma declaração de Grohl a agradecer aos ex-membros dos Foo Fighters, com especial menção ao falecido, e seu melhor amigo, Taylor Hawkins.
“Today’s Song” mostra Grohl no formato de balada poderosa (e que power!), a refletir sobre a morte e a resiliência e a explorar acordes poderosos e explosivos. Eis o que Grohl tem a dizer sobre o assunto:
“Ao longo dos anos, temos tido momentos de alegria desmedida e momentos de desgosto devastador. Momentos de bela vitória e momentos de derrota dolorosa. Reparamos ossos partidos e corações partidos. Mas seguimos esta estrada juntos, um com o outro, um pelo outro, independentemente do que aconteça. Porque na vida, simplesmente não se pode seguir sozinho.
É desnecessário dizer que sem a energia ilimitada de William Goldsmith, a sabedoria experiente de Franz Stahl e a magia estrondosa de Josh Freese, esta história estaria incompleta, pelo que expressamos a nossa sincera gratidão pelo tempo, pela música e pelas memórias que partilhámos com cada um deles ao longo dos anos. Obrigado, senhores.
E… Taylor. O teu nome é pronunciado todos os dias, às vezes com lágrimas, outras com um sorriso, mas ainda estás em tudo o que fazemos, em todos os lugares que vamos, para sempre. A enormidade da sua bela alma só se compara à saudade infinita que sentimos na sua ausência. Todos sentimos a sua falta para além das palavras. Os Foo Fighters incluirão sempre Taylor Hawkins em cada nota que tocarmos, até finalmente chegarmos ao nosso destino.”
A formação atual dos Foo Fighters é composta por Dave Grohl, Nate Mendel, Pat Smear, Chris Shiflett e Rami Jaffee. Ainda não se sabe quem irá substituir o recém-despedido Freese na bateria quando os Foo Fighters regressarem aos palcos para uma série de concertos internacionais este outono.
