Os Gorillaz estão de regresso e anunciaram o seu nono álbum de estúdio, The Mountain, agendado para 20 de março de 2026, através do novo selo da banda, Kong. O projeto, que sucede a Cracker Island (2023), volta a explorar colaborações globais e promete uma viagem sonora ambiciosa.
Como primeiro avanço do disco, a dupla virtual lançou hoje o single “The Happy Dictator”, com a participação (necessária) dos Sparks. A faixa alia as melodias sofisticadas dos irmãos Mael à abordagem crítica e satírica de Damon Albarn, criando um contraste entre o pop e a reflexão política. A receção tem sido geralmente positiva, com quem destaca a forma como a música “equilibra ironia e urgência criativa” e realça a veia crítica da banda.
O álbum conta com 15 faixas e inclui um leque impressionante de convidados, como os Idles, Johnny Marr, Black Thought, Anoushka Shankar, Omar Souleyman, e participações póstumas de artistas como Bobby Womack, Mark E. Smith, Tony Allen e Dave “Trugoy the Dove” Jolicoeur. Gravado em diferentes partes do mundo — desde estúdios em Londres e Devon até locais como Mumbai, Turcomenistão, Damasco e Nova Iorque — The Mountain incorpora canções em cinco línguas: árabe, inglês, hindi, espanhol e iorubá.
A banda anunciou igualmente uma digressão pelo Reino Unido e Irlanda a partir de março de 2026, com concertos em cidades como Manchester, Glasgow e Londres — onde serão convidados especiais em Palcos como o Tottenham Hotspur Stadium com participações de Sparks e Trueno.

* imagem de Jamie Hewlett