Já esta sexta-feira: Absurda Art Fest traz concertos e muitas atividades gratuitas a Arcos de Valdevez.

Francisco Pereira

O Absurda Art Fest 2025 acontece em Arcos de Valdevez a 29 e 30 de agosto, com Ganso e Emmy Curl, workshops, artes e entrada gratuita.

Os Ganso e a Emmy Curl são os cabeça de cartaz desta edição do Absurda Art Fest, mas não faltam pretextos para rumar até ao Alto Minho este fim de semana. Além dos concertos, há workshop de “vira” minhoto, instalação e performances artísticas, mercado de artesanato e cultura, entre outras atividades pelo concelho. A entrada é livre e gratuita.

26 de agosto – No dia 29 e 30 de agosto, o ponto de encontro é o Jardim dos Centenários, em Arcos de Valdevez, para dois dias cheios de música, cultura e amizade. O Absurda Art Fest lança os últimos nomes do programa e os horários edição de 2025 do festival, que quer levar a arte ao interior do Minho e partilhar a região com quem visita o evento.

O fim do dia de sexta-feira é o início de um fim de semana maior. Dia 29 de agosto, os primeiros festivaleiros – no campismo ou no recinto do evento – fazem o aquecimento com dj sets, de reconhecimento ao local e aos artistas do Absurda. O primeiro concerto fica a cargo de Bonança, às 22h e, às 23h30 o solar punk da Emmy Curl toma conta do palco do Jardim dos Centenários. A noite só acaba depois de todos dançarem ao som do DJ Embo.56.

Porque vir ao Absurda também é viver o Alto Minho, o festival criou parcerias com algumas instituições locais para que os visitantes possam conhecer Arcos de Valdevez em boas mãos. No sábado, dia 30 de agosto, o Rio Vez será apresentado, entre as 15h30 e as 17h30, pelo Clube Náutico dos Arcos de Valdevez, com passeios de kayak a preços de amigo, a vila terá Julieta Gomes (fundadora do espaço Pluralma), como cicerone, através um percurso sensorial. A caminhada em busca de texturas e inspiração chamada “Caderno Absurdo” terá início às 16h30, dura uma hora e é integralmente gratuita.

O pôr do sol de sábado tem a melodia e voz dos Bombazine que tocam às 19h30. A pausa para o jantar tem como sobremesa uma roda de vira para principiantesIBIROU, um coletivo de vira independente, vai assegurar, de forma gratuita, os primeiros passos dos festivaleiros na dança tradicional da região.

A música segue às 22h, com ritmos bem diferentes, pela mão dos franceses Gondhawa. Às 23h30, são os Ganso que tomam conta da festa, no concerto mais aguardado da edição. O último concerto da noite promete fazer subir a pulsação, com o rock de garagem dançável dos Fugly, pelas 01h. Para fechar a noite e selar a despedida até ao próximo ano, há música pelo DJ Benson 1.25x, no Jardim dos Centenários.

Para ver com tempo, mas sem horário específico, há ainda a instalação “Onde Conseguimos Dormir” de Catarina Louro e Gil Ferrão, comperformancede Bernardo Reis. Esta instalação interativa versa o conceito de “conforto”, levando-nos a questionar os preconceitos positivos e negativos que temos em torno do objetos e materiais que nos fazem sentir “em casa” e ao mundo que nos rodeia.

Nos dois dias estará ainda a Feira Absurda, com artistas, artesãos e marcas especiais para conhecer; assim como Hugo Damn, Sara Caldas e Cesia Aduviri para eternizar o Absurda Art Fest, em tatuagem.

Todas as informações sobre horários, acessos e programação do Absurda Art Fest estão disponíveis no Instagram do festival. O Absurda Art Fest é um evento sem fins lucrativos, corolário de um esforço do Coletivo Absurda, composto por jovens dos concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte de Barca, no seio da Associação Juventude Vila Fonche. Para o festival contribuem ainda estudantes voluntários internacionais, ao abrigo de projetos e programas europeus, bem como empresas e outros amigos locais.

Partilha

TAGS