Por: Comunicado de Imprensa
Os Belle and Sebastian são uma das bandas escocesas mais aclamadas da atualidade. Desde 1994, ano da sua formação, o grupo liderado por Stuart Murdoch tem vindo a deixar uma marca única na história da música contemporânea, tendo lançado vários álbuns de culto e vincado uma sonoridade que inspirou inúmeros artistas desde então, dos Camera Obscura, The Shins e Pains Of Being Pure At Heart, a Kimya Dawson, Sufjan Stevens e Jens Lekman.
Em 1996, lançaram os seus dois primeiros longa-duração. “Tigermilk“, editado em junho desse ano pela editora local Electric Honey, expôs os Belle and Sebastian a uma audiência alargada e rapidamente levou a banda a assinar pela Jeepster Records, que editou “If You’re Feeling Sinister” pouco tempo depois, em novembro do mesmo ano.
Responsável por clássicos como “Seeing Other People”, “Like Dylan In The Movies” e “Get Me Away From Here, I’m Dying”, “If You’re Feeling Sinister” é considerado por muitos como a obra-prima do grupo e tem um lugar de relevo em praticamente todas as listas de melhores álbuns da história da música pop, fazendo parte de um leque muito exclusivo de discos que receberam um 10/10 da Pitchfork. Tom Breihan, jornalista da Stereogum, afirmou em 2016 que o segundo longa-duração da banda seria “demasiado influente”, e que “serão precisos anos para compreender o seu verdadeiro impacto”.
Para celebrar o 30º aniversário deste álbum, os Belle and Sebastian lançam-se à estrada com o espetáculo “performing ‘If You’re Feeling Sinister’ in full followed by a second set of favourites”.
Em Portugal, vão passar pelo Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no próximo dia 21 de julho, num concerto onde vão tocar o disco na íntegra, bem como algumas das músicas mais reconhecidas da longa carreira da banda.
Os bilhetes já estão à venda em lasttour.org e bol.pt, com preços entre os 40€ e os 60€.










