Os DIIV partilharam “Return Of Youth”, canção que fala de renascimento e esperança.

Francisco Pereira

É uma faixa mais pessoal e que sai das cinzas dos incêndios trágicos de Los Angeles.

Já passou quase um ano desde que os DIIV lançaram o seu último álbum de estúdio Frog In Boiling Water, mas a banda passou por muitas mudanças de vida neste curto período. Em janeiro, a casa do vocalista Zachary Cole Smith, em Altadena, foi destruída pelos incêndios florestais na área de Los Angeles, assim como todos os mantimentos para bebés que ele e a sua mulher tinham acumulado para os seus dois filhos.

Mas agora, os DIIV regressaram com a sua primeira música nova desde então, o emocionante single “Return Of Youth”. Acompanha um videoclipe filmado logo após a destruição do bairro de Smith.

“Return Of Youth” é lento e contemplativo, com o narrador Smith a ansiar por uma ignorância feliz. Num comunicado de imprensa Smith revela a história de fundo da faixa:

“oi,

os diiv lançaram hoje uma nova música, “return of youth”. desculpem a longa declaração

‘frog’ foi um álbum que focou o nosso olhar no mundo que nos rodeia. captou uma série de instantâneos da nossa condição, em confusão, desgosto e admiração.

o período de composição deste álbum fez parte de um momento bonito da minha vida, enquanto nos preparávamos e esperávamos pelo nascimento do nosso primeiro filho. esta beleza foi cortada por um profundo dilema existencial: como podemos trazer uma criança a este mundo?

o fio condutor do mundo fragmentado do álbum era a esperança. falámos um pouco sobre isso. esperança real, falsa esperança, algo para dar sentido à sua vida. é uma viagem individual. Encontrei isto na paternidade, mas podem encontrá-lo em qualquer lugar que quiserem.

“Return Of Youth” foi escrito antes do nascimento do nosso filho, uma projeção, ampliando até que os maiores dilemas existenciais estivessem fora de enquadramento. onde “fender on the freeway” encontrou paz nos padrões de um macro gigantesco, este encontra-a num micro mundano e simples. imaginei ver-me através dos olhos do meu filho, uma espécie de renascimento, repleto de medo e insegurança, descobrindo a beleza e a serenidade juntas nos lugares mais simples.

No início do ano, eu e a minha família perdemos a nossa casa e tudo o que tínhamos nos incêndios florestais em Altadena, na Califórnia. preparávamo-nos para o nascimento do nosso segundo filho. vivíamos no belo mundo em casa que eu tinha imaginado nesta música, e de repente esse mundo desapareceu.

quando retomámos esta música para finalmente a lançar, não pude deixar de ouvi-la de forma diferente depois disso. o que faz um lar? consegue escapar do mundo exterior? a esperança é apenas uma ilusão? Alguém está realmente preparado para ser pai? como PODEMOS trazer uma criança a este mundo?

Voltei a descobrir que as grandes questões eram irrelevantes. simplesmente continua-se a viver, eu acho. a vida acontece nos termos da vida.

de qualquer forma, façam da música e do vídeo o que quiserem, é apenas um instantâneo, embora mais pessoal desta vez.

espero que gostem.

Cole

Partilha

TAGS