Isaiah Mitchell, dos Earthless, atua a solo em Caminha num concerto de entrada livre.

Francisco Pereira

Por ocasião da celebração dos 15 anos da Garboyl Lives, promotora responsável pelo festival Sonic Blast, o mítico guitarrista dos Earthless vai-se fazer acompanhar do artista visual Arik Roper e levar o Teatro Valadares numa jornada cósmica inesquecível.

É já no próximo dia 24 de maio que o Teatro Valadares, em Caminha, vai receber Isaiah Mitchell, bem conhecido como guitarrista das lendas do rock psicadélico Earthless, para um concerto absolutamente único. Acompanhado do bem conhecido Arik Roper, artista plástico de eleição que vai providenciar toda a ambiência visual do evento, Mitchell irá certamente ajudar a expandir a mente de todos os presentes com uma actuação amplamente evocativa. O nome completo dado a esta experiência que o duo irá levar a locais cuidadosamente seleccionados durante a sua digressão é “CHÖD: Severing the Ego (or Cutting Through)”, e é descrita como uma exploração de som, arte visual e experiências psicadélicas. Pode-se esperar um efeito verdadeiramente hipnótico, à base de improvisação e peso com fartura.

CHÖD é na verdade uma prática budista tibetana milenar, baseada no conceito de separação do ego em busca de transcendência. É isso que esta actuação se propõe a activar nos presentes, convidando-os a abraçar um estado de desapego ao “eu” através da música e dos visuais. Pretende- se evocar um estado de consciência alterada, através da sobrecarga sensorial proporcionada pela psicadelia do ambiente criado.

Trata-se portanto de um concerto de características singulares, e de entrada livre. Em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, o espectáculo visa celebrar os 15 anos da Garboyl Lives, uma marca redonda atingida pela promotora que nos tem trazido, entre muitos outros eventos, o anual Sonic Blast Fest, onde os próprios Earthless de Isaiah Mitchell já estiveram presentes por três vezes.