Por: Comunicado de Imprensa
Um acontecimento aguardado há mais e 20 anos pelos fãs nacionais dos Killswitch Engage e uma oportunidade única para testemunhar o poder ao vivo de uma das bandas mais influentes do metal do século XXI.
Pela primeira vez em mais de duas décadas, Lisboa prepara-se para receber uma das maiores instituições do metal contemporâneo: os Killswitch Engage sobem ao palco do LAV – Lisboa Ao Vivo no dia 29 de Setembro de 2025, para aquele que será o seu primeiro espetáculo em solo nacional desde 2002. A acompanhar os músicos norte-americanos nesta noite imperdível estarão mais três nomes incontornáveis da nova vaga da música pesada internacional: os Fit For An Autopsy, os Decapitated e os Employed To Serve.
O regresso dos Killswitch Engage a Portugal surge na sequência do lançamento do muitíssimo aguardado This Consequence, o seu nono álbum de estúdio, editado a 21 de Fevereiro via Metal Blade Records. Descrito pelo guitarrista Joel Stroetzel como “mais pesado”, o disco mantém intacto o ADN da banda de Massachusetts, reforçando-o com uma agressividade renovada sem nunca renunciar à vertente melódica que lhes garantiu uma legião de fãs transversal a várias gerações.
Com uma carreira de mais de duas décadas, os Killswitch Engage tornaram-se um dos nomes mais influentes do metal moderno, ajudando a definir os contornos do metalcore e levando-o a novos patamares de popularidade. O impacto da banda foi imediato: em 2002, o seminal Alive Or Just Breathing foi incluído na prestigiada lista dos “100 Maiores Álbuns de Metal de Sempre” da revista Decibel. Desde então, somaram mais de 3 mil milhões de streams nas plataformas digitais, conquistaram discos de ouro e platina com os álbuns The End Of Heartache e As Daylight Dies, e também foram nomeados por três vezes para os GRAMMYs, sempre na categoria de Best Metal Performance.
Três dos seus álbuns seguintes – Killswitch Engage, de 2009, Disarm The Descent, de 2013, e Incarnate, de 2016 – chegaram ao Top 10 da Billboard 200, consolidando o seu estatuto de peso pesado na indústria. À semelhança de Atonement, de 2019, a novidade This Consequence foi aclamada por publicações como Forbes, Revolver e NME, que o classificou como “um dos álbuns mais envolventes e empolgantes que os Killswitch alguma vez fizeram”. Ao longo da carreira, os Killswitch Engage já partilharam palcos com nomes tão distintos como Iron Maiden, Slipknot, Slayer, My Chemical Romance, Rise Against e Coheed & Cambria, nunca perdendo a capacidade de cativarem tanto os headbangers mais exigentes como os fãs mais emotivos.
Como se o regresso de uma banda que não visita o nosso país há mais de duas décadas não fosse, por isso só, motivo mais que suficiente, o espetáculo em Lisboa contará ainda com a presença de três bandas de abertura de peso. Altamente elogiados, os conterrâneos Fit For An Autopsy trazem consigo a intensidade do seu deathcore progressivo; os polacos Decapitated, por esta altura já uma instituição do death metal técnico europeu, garantem uma descarga brutal de peso com precisão cirúrgica; e os britânicos (e emergentes) Employed To Serve, com som ferozmente moderno entre o hardcore e o metal, completam um cartaz que promete fazer tremer os alicerces do LAV – Lisboa Ao Vivo.
Os bilhetes para o espetáculo custam 38€ e estarão à venda a partir de sexta-feira, dia 9 de Maio, às 10:00, em primeartists.eu e nos locais habituais.
Horários:
. Abertura Portas: 18h00
. Inicio do espetáculo: 18h45