Os britânicos Shame divulgaram “Spartak”, o terceiro single retirado do seu aguardado quarto álbum, Cutthroat, com lançamento marcado já para dia 5 de setembro com o selo da Dead Oceans.
Com um sotaque de country-Americana subtil — e como o guitarista Sean Coyle-Smith brinca, “estava basicamente a tentar escrever uma música à Wilco” — “Spartak” mistura sarcasmo e agressividade com lirismo incisivo. O tema é uma crítica direta à mentalidade de cliques e à cultura de superficialidade social: “É apenas mais uma vez em que quero dizer ‘fuck you’ a essas pessoas, e a quem faz alguém sentir-se mal por não se encaixar”, desabafa o vocalista Charlie Steen.
O tema segue os lançamentos anteriores — o explosivo single “Cutthroat” e o visceral “Quiet Life” — e reforça a estética crua e confrontacional da banda, que se baseia em emoções genuínas e performance intensa. Produzido por John Congleton, Cutthroat promete ser verdadeiro e absoluto à essência dos Shame.
Com este single, a banda continua a construir antecipação para o álbum, que, segundo Steen, é um “joyride” carregado de humor ácido e força disruptiva.