Os Smashing Pumpkins lançaram a canção inédita “Chrome Jets”, uma faixa originalmente gravada durante as sessões do álbum Aghori Mhori Mei (2024), mas que até agora permanecia arquivada. A nova canção traz o lado mais cru e pesado da banda, repleto de riffs fortes e que contrasta com a sonoridade roqueira dominante atual.
Musicalmente, “Chrome Jets” evoca a tradição de metal boogie dos anos 70, com guitarras rasgadas e bateria incisiva, e remete a momentos mais densos e incisivos do próprio Aghori Mhori Mei, como “Sicarus” e “War Dreams of Itself”, equilibrados pela presença de texturas sintéticas que pontuam a canção com climaxes dramáticos.
Para além do formato digital, Billy Corgan disponibilizou uma edição limitada em vinil 12″ com “Chrome Jets” no lado A e uma versão ao vivo de “Zoo Station” (gravada em Berlim, em junho de 2024) no lado B. Esta tiragem restrita a 1.500 unidades — algumas autografadas — está à venda através da Madame Zuzu’s tea shop, o espaço de Corgan em Highland Park, no Illinois.
A divulgação de “Chrome Jets” surge num momento em que os Smashing Pumpkins preparam uma série de celebrações retrospectivas e digressões: recentemente relançaram os álbuns Machina/The Machines of God e Machina II/The Friends & Enemies of Modern Music em edições de 25.º aniversário, e Corgan vai também protagonizar, em novembro, uma série de concertos com a Lyric Opera of Chicago para comemorar os 30 anos de Mellon Collie and the Infinite Sadness.
* fotografia de Jason Renaud