U.S. Girls, o projeto da artista Meg Remy, de Toronto, costuma trazer-nos discos que são geralmente pop eletrónica conceptualmente pesada. Lançou o seu álbum Bless This Mess em 2023 e depois tocou no SXSW (festival South By Southwest) via holograma e juntou-se a Bootsy Collins para fazer um cover de Leon Russell. Agora, Remy criou uma nova versão de U.S. Girls que parece ser uma mudança radical em relação a tudo o que fez com este nome até agora.
Há algum tempo, Meg Remy foi convidada para fazer um concerto único num festival em Hot Springs, no Arkansas, e pediu a um amigo que lhe montasse uma banda de músicos de Nashville. O grupo incluía a lenda dos estúdios Charlie McCoy na harmónica e Jack Lawrence, membro dos Dead Weather/Raconteurs, na guitarra. O concerto foi tão bom que Remy e a banda rapidamente saíram e gravaram o próximo LP Scratch It em Nashville. O grupo gravou tudo ao vivo, com overdubs mínimos, e misturou em fita.
O primeiro single de Scratch It é “Bookends”, uma meditação comovente de 12 minutos sobre a perda de um dos amigos de Meg Remy, o falecido vocalista dos Power Trip, Riley Gale. A música resultante não podia soar menos a Power Trip, mas presta homenagem ao grupo através de referências líricas. Meg Remy coescreveu “Bookends” com Edwin de Goeji, e é parcialmente inspirada por Remy a olhar para a perda de Gale através da referência a Eyewitness To History, um livro sobre relatos de testemunhas oculares de acontecimentos históricos. Eis o que Caity Arthur, realizadora do vídeo “Bookends”, diz sobre o assunto:
“O vídeo é, em última análise, sobre a morte e a absolvição — como a morte é uma das únicas coisas certas na vida. No entanto, também subverte a narrativa tradicional da morte como um vazio desesperante, retratando-a como uma experiência transitória e eufórica ou um novo começo através de um elenco alucinatório, uma performance de uma estrela pop dos anos 1960 e mágica. À medida que o vídeo avança, os canais de TV alternam entre estas cenas enquanto as letras de Meg evocam a morte nas suas várias formas.”
Em baixo, espreitem o vídeo de “Bookends”, a lista de faixas de Scratch It.
Scratch It:
01. “Like James Said”
02. “Dear Patti”
03. “Firefly On The 4th Of July”
04. “The Clearing”
05. “Walking Song”
06. “Bookends”
07. “Emptying The Jimador”
08. “Pay Streak”
09. “No Fruit”