Poderíamos argumentar que o falecido mestre italiano Ennio Morricone é o maior compositor de bandas sonoras de filmes que já existiu. Morricone começou em 1961 e fez bandas sonoras para centenas de filmes antes de partir, em 2020. No seu processo criativo, Morricone introduziu sons experimentais como efeitos sonoros e guitarras elétricas distorcidas, colocando-os ao serviço de momentos cinematográficos icónicos. Agora, um novo documentário irá mergulhar no legado deixado por Morricone.
O realizador do filme Cinema Paraíso, Giuseppe Tornatore, trabalhou diversas vezes com Ennio Morricone ao longo da sua carreira e agora dirige o novo documentário Ennio. O filme, iniciado ainda durante a vida de compositor, traz entrevistas com Morricone, bem como com muitos colegas e admiradores. Os ilustres entrevistados para o filme incluem Clint Eastwood, Bernardo Bertolucci, Quentin Tarantino, Bruce Springsteen, Quincy Jones, Joan Baez, James Hetfield, Mike Patton, Dario Argento, Wong Kar-Wai, Oliver Stone e Barry Levinson. John Williams, o maior concorrente de Morricone na corrida do maior compositor de filmes de todos os tempos, também está lá, assim como Hans Zimmer.
Ennio estreou no Festival de Cinema de Veneza em 2021 e está finalmente programado para ser lançado nos Estados Unidos no próximo ano, seguindo-se Europa e resto do mundo. De seguida, assista ao trailer, com muitos dos grandes nomes listados acima.