David Byrne lança o provocador “The Avant Garde”, terceiro avanço do álbum ‘Who Is the Sky?’.

Francisco Pereira

David Byrne revela “The Avant Garde”, terceiro single de ?Who Is the Sky?', com arranjos da Ghost Train Orchestra e produção de Kid Harpoon.

David Byrne partilhou “The Avant Garde”, o terceiro single do seu nono álbum a solo, Who Is the Sky?, agendado para lançamento a 5 de setembro via Matador Records. A faixa reforça o tom crítico e reflexivo que atravessa este registo, com arranjos da Ghost Train Orchestra e produção de Kid Harpoon.

Em “The Avant Garde”, Byrne questiona o papel da arte experimental — abre a canção com versos irónicos como: “I saw a woman in a leotard / Now I’m not sure how I feel / About the avant-garde”. Mas afasta interpretações fáceis — “Alguns vão pensar que estou a denunciar os amigos”, afirma, acrescentando que “o trabalho ousado e não convencional é incrivelmente inspirador… por vezes falha, mas quando resulta, traz recompensas emocionais e intelectuais.”.

Musicalmente, a canção mistura sensações contrastantes e originais: Byrne descreve a fusão sonora como “Led Zeppelin encontra Dirty Projectors”, apontando a uma experiência evolutiva sem perder a sua assinatura artística.

Who Is the Sky? é precedido pelos singles Everybody Laughs e She Explains Things to Me, e conta com participações de St. Vincent, Hayley Williams (Paramore) e Tom Skinner (The Smile). Byrne vai promover o álbum com uma digressão mundial, que arranca em setembro na América do Norte e chega à Europa em 2026, com espetáculos em grandes cidades como Londres, Paris e Amsterdão (vamos ver se vamos ter data em Portugal) — todos com uma orquestra em movimento no palco, em jeito de espetáculo total.

Partilha

TAGS