FESTIVAL CURVA 2025

Francisco Pereira

3, 4 e 5 de julho de 2025

CURVA é o nome do primeiro festival colaborativo em Portugal, que acontece de 3 a 5 julho, em mais de 12 salas espalhadas por mais de 7 cidades nacionais. São 60 artistas em 3 dias de programação inclusiva, descentralizada e gratuita.

CURVA surge como resposta direta ao trabalho que tem vindo a ser feito pela Circuito, a principal rede dedicada à valorização e desenvolvimento das salas e clubes com programação própria de música popular ao vivo em Portugal e que conta com 17 espaços de todo o país. Há pouco tempo apresentou o seu Relatório de Atividade de 2023, que apresentou vários desafios que se impõem à indústria da música ao vivo em Portugal.
A primeira edição do CURVA surge também neste contexto, é o culminar de um projeto com três fases complementares: formação, criação de um manual de boas práticas e o festival.

Os dois pontos essenciais da programação do CURVA são: maior inclusividade nos projetos artísticos propostos e uma maior descentralização dos espetáculos. A criação deste evento marca também a primeira vez que tantas salas nacionais se juntam num esforço conjunto e coordenado para construir uma programação curada de forma consciente, pelo que de 3 a 5 de julho 12 salas à volta de Portugal vão receber os espetáculos, elas são: B.Leza (Lisboa), Lounge (sem espaço físico) Damas (Lisboa), LuxFrágil (Lisboa), MausHábitos (Porto), Musicbox (Lisboa), SalãoBrazil (Coimbra), Socorro (Porto), BarreirinhaBarCafé (Funchal), Carmo81 (Viseu), SHE (Évora) e o Texas (Leiria).

A programação conta com talentos estabelecidos na cena da música portuguesa, mas também com projetos emergentes e embrionários, novas vozes a estrear em alguns dos palcos mais icónicos das nossas cidades. Os 60 nomes confirmados são – por ordem de atuação no CURVARoda de Santo, DiadorimEncruzo (concerto-performance), Suzana, Herlander, Puçanga, Dj Princesa, Mamma Tehrani, Filipe Sambado, gabre, Mayan, DIDI, As Docinhas, bbb hairdryer, Colar de Rapariga, Sapatrux, Francis Salema, Davi Santiago, Surma, Cavala, Travo, Umafricana, Flor, Bleid, IBSXJAUR, Sónia Trópicos, O Triunfo dos Acéfalos, Rezmorah, Arrogance Arrogance, Felipe Neiva, Lagryma,  Nouå, Pablo Vidal, Astrea, Amigas, Holocausto Canibal, Lil Mami Barbz, Hermanes de Xota, Aurora nas Nuvens, Caliente Isa, VAIAPRAIA, Saya, OXHALA, Reina del Mar, Carolina Miragaia, ØTZ por Rita Shoarma, Vander, Daniel Knox, Tren Go! Soundsystem, INÊS APENAS, margô e Dakoi.

Partilha

TAGS