A banda irlandesa Fontaines D.C. está de volta com um novo single. “It’s Amazing To Be Young” vem acompanhado de um vídeo.
O ano de 2024 contou com duas passagens dos irlandeses Fontaines D.C. por Portugal. Em agosto, estiveram no festival Vodafone Paredes de Coura e em novembro tocaram no Campo Pequeno, em Lisboa. Para além de uma longa digressão, lançaram Romance em agosto, um dos melhores álbuns do ano. Agora, poucos meses depois, estão de regresso com o single “It’s Amazing To Be Young”.
“It’s Amazing To Be Young” continua a crescente viragem para melodias e arranjos mais pop, que marcaram o último álbum. Nesse sentido, traz à memória uma das melhores canções do registo, “Favourite”, com um tom jovial e esperançoso. Com o single, a banda de Dublin partilha também um vídeo realizado por Luna Carmoon, que nos conta uma improvável e peculiar história de amor. São também da autoria de Carmoon os anteriores vídeos dos singles “Here’s The Ting” e “In The Modern World”.
Sobre “It’s Amazing To Be Young”, o baixista Conor Deegan III partilhou: “É uma canção que foi escrita na presença de um recém-nascido – o filho do Carlos. Na altura, parecia-se mais com uma canção de embalar ou uma caixa de música, mas com a mesma frase – “it’s amazing to be young”. O sentimento de esperança que uma criança pode dar é profundo e comovente, especialmente para homens jovens como nós. Aquele ímpeto de criar um mundo onde eles cresçam felizes. É um sentimento que luta contra o cinismo que pode frequentemente ultrapassar-nos no mundo moderno. Por isso queríamos declarar de que lado é que estamos – é realmente incrível ser jovem. Ainda somos livres, e queremos fazer com que este sentimento se espalhe. Queremos protegê-lo para os outros à nossa volta, e talvez, ao fazer isso, também o consigamos proteger para nós”.
Não é claro se “It’s Amazing To Be Young” é o início de um novo ciclo para Fontaines D.C. ou se é um complemento a Romance. De qualquer das maneiras é uma excelente canção com a qual encerrar a semana.