Os English Teacher têm vindo a insinuar a possibilidade de um álbum completo há meses, nomeadamente com os seus excelentes singles “The World’s Biggest Paving Slab”, “Nearly Daffodils” e “Mastermind Specialism”. Hoje, finalmente revelaram mais informações sobre este aguardado álbum de estreia, intitulado This Could Be Texas, com lançamento previsto para 12 de abril pela Island Records.
“Quero que este álbum pareça que alguém foi para o espaço e descobre que é quase idêntico a Doncaster. Trata-se dos meios termos, trata-se de casa, e trata-se dos Caminhos do Desejo”, comentou a vocalista, guitarrista e tecladista Lily Fontaine.
Juntamente com o anúncio do álbum, a banda também partilhou o novo single “Albert Road”, uma balada crescente que explora noções de pertencimento e comunidade. “Quando as pessoas perguntam de onde sou, costumo dizer que sou de raça mista: metade Yorkshire, metade Lancashire”, disse Lily sobre a faixa. “Isso me permite desviar com comédia das potenciais conotações dessa pergunta, que mudam drasticamente dependendo de quem a faz. Uma extremidade da Albert Road em Colne (sua cidade natal) é fria, subfinanciada e pouco inspiradora; a outra é acolhedora à noite, com música ao vivo. Resume como vejo o lugar onde vivi por 19 anos.”
O vídeo de “Albert Road”, co-dirigido por Sarah Oglesby e pelo próprio Douglas Frost dos English Teacher, ecoa esses temas, representando o que Douglas chama de “os sentimentos complexos de amor que alguém pode ter pela sua cidade natal”. Ele continua: “Queria que “Albert Road” tivesse uma atmosfera onírica mantendo um firme controle na realidade. Por isso, escolhemos filmar num dos nossos bares favoritos em Leeds, o The Cardigan Arms – o seu interior clássico foi uma ótima contraposição às qualidades etéreas do vídeo.”